TRE-RN manda PF investigar pesquisa eleitoral que coloca Álvaro Dias na liderança ao governo do RN

0


O Tribunal Regional Eleitoral do RN determinou a instauração de um inquérito pela Polícia Federal para apurar a existência de possíveis crimes eleitorais em uma pesquisa que coloca o candidato Álvaro Dias na liderança para o governo do estado. A medida foi tomada após manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral, que apontou uma série de elementos que, segundo o parecer, justificam uma investigação criminal.

As possíveis irregularidades envolvem a pesquisa eleitoral registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-09520/2026, realizada pela Ipsensus Pesquisas.
Procuradoria aponta indícios de irregularidades

No parecer encaminhado ao TRE-RN, o procurador regional eleitoral Fernando Rocha de Andrade afirmou que existem indícios de que a Ipsensus poderia ter sido utilizada como pessoa jurídica interposta para ocultar a atuação da empresa Média Inteligência em Pesquisa.

Além disso, a investigação deverá apurar se houve irregularidades na elaboração, no registro e na divulgação do levantamento.

Pesquisa eleitoral colocou Álvaro Dias na liderança

De acordo com as informações registradas na Justiça Eleitoral, a Ipsensus Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho.

O instituto informou margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela empresa Candeeiro Comunicação Integrada e Tecnologia Ltda., que utiliza o nome fantasia Candeeiro – Marketing Digital.

No cenário estimulado, o levantamento apresentou os seguintes resultados:Álvaro Dias (PL): 32,5%
Allyson Bezerra (União): 27,3%
Cadu Xavier (PT): 16,8%

Entretanto, o resultado divergiu da maior parte das pesquisas divulgadas até o momento no Rio Grande do Norte, nas quais Allyson Bezerra aparece na liderança, em alguns levantamentos com vantagem mais ampla.
Pedido partiu da Federação União Progressista

O processo teve início após a Federação União Progressista, formada por União Brasil e PP, solicitar acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização utilizado pela Ipsensus.

A legislação eleitoral permite que partidos, federações, coligações, candidatos e o Ministério Público tenham acesso à documentação das pesquisas registradas. No entanto, a norma determina que a identidade dos eleitores entrevistados permaneça preservada.

A Federação União Progressista apoia a candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Rio Grande do Norte. Agora, a Polícia Federal deverá conduzir as investigações para apurar os fatos apontados pela Procuradoria Regional Eleitoral. 
*PontaNegraNews

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)