28 junho 2012

Prefeitos e secretários municipais são presos por desvio de R$ 65 milhões na Paraíba

Prefeitos de Sapé, Alhandra e Solânea foram presos
Fotos: Reprodução/ Internet


Em operação conjunta entre a Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), foram presos três prefeitos de cidades paraibanas por suspeita de superfaturamento em contratos para a realização de festividades.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, a operação Pão e Circo tem como objetivo desarticular um grupo que desviava recursos públicos federais, estaduais e municipais em 13 municípios. As investigações apontam para um desvio de mais de R$ 65 milhões. Além dos prefeitos, foram detidos outros sete funcionários públicos, incluindo três secretários municipais.

Os prefeitos detidos foram João da Utilar, de Sapé, Renato Mendes, de Alhandra e Dr. Chiquinho, de Solânea. As esposas deles também foram detidas. Os investigados fraudavam licitações e processos nos quais não eram exigidos licitação, utilizando empresas fantasmas e documentos ideologicamente falsos. As fraudes envolviam contratações de shows pirotécnicos e montagem de estrutura para eventos festivos, como São João, Carnaval e Reveillon. 

Ao todo, serão cumpridos 65 mandados de busca e apreensão, dentre eles 13 na sede das prefeituras de Cabedelo, Sapé, Solânea, Jacarau, Itapororoca, Boa Ventura, Alhandra, Mamanguape, Mulungu, Santa Rita, Conde, Cuité de Mamanguape e Capim. 

Segundo a PF, devido à magnitude das fraudes, foram realizadas duas investigações paralelas e simultâneas: uma pelo Ministério Público Estadual da Paraíba, para apurar o desvio de recursos públicos municipais e estaduais e outra, da Polícia Federal, para apurar o desvio de recursos públicos federais destinados aos municípios contemplados com as verbas repassadas.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

E no SÃO JOÃO EM SÃO JOSÉ QUANTO FOI GATO COM AS BANDAS E ORNAMENTAÇÃO??? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil prende pai condenado por estupro de violência contra a própria filha em Natal

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra um homem, de 59 anos, condenado por estupro de vulnerabilidade contra a própria filha. E...