13 agosto 2012

Se você diz que, não depende da política, desafio para ler este texto até o fim

Deixemos a ele a tarefa de pensar e agir em nosso lugar. O final do trecho da reflexão de Henri Lefèbvre, filósofo marxista e sociólogo francês, exprime fielmente a atitude inerte dessa sociedade. Considera-se inertes, meus caros colegas, aqueles que insistem em dizer simplesmente: “Não discuto política”; “Não gosto”. E pior: “As pessoas que discutem sobre isso são chatas. Estragam minha noite e minha balada”.

Aqui em Mipibu, existem pessoas que diga; "Não sobrevivo de política, não dependo de política vivo do meu trabalho, tenho ódio de política.

Vale saber que até o mais rico desse mundo, dependo da política. Exemplo: Segurança pública, mas eu posso paga particular. E se você perde seu documento pessoais? Você vai se queixar com a polícia civil.

Tenho meu trabalho, minha empresa "não preciso" de políticos ou de política para sobreviver. Como você faz para ir de sua casa para sua empresa ou trabalho? Flutua? Vai de carro ou avião? Se for dessas duas últimas opções, você depende e muito da política, que é as boa condições das estradas e aeroportos que deve está boas. Isso é depender da política.

Quem imagina não estar inserido na chamada “participação política” está enganado. Primeiramente, pelo fato de que “votam” – entre aspas, e acho propício explicar o porquê: a escolha do voto no Brasil é pior do que escolher um produto novo no mercado: “Ah, esse eu não conheço. Mas não custa experimentar, né?”.

Não os culpo. Nem a mim, claro, que ainda não sei bem como melhorar minhas atitudes. Não tivemos política na escola. Muito menos na universidade. Nossos pais, se nos ensinam algo é sob um ponto de vista totalmente parcial. Não fomos treinados a isso. Se você é uma exceção, eu o(a) invejo.

Neste momento, somos praticamente eu e você, caro leitor, pois imagino que você é um dos poucos que chegou nessas linhas que agora se desenvolvem.

E o mais triste é saber que pouco tenho a lhe dizer, considerando que ainda me faltam faculdades teóricas para compreender a política que nos cerca. Mas, continuo insistindo nessa tentativa – por enquanto frustrada – de ser menos egoísta. Justamente, por que acredito que fazer e entender política é, na verdade, se preocupar com o próximo.

Sim, porque nos tempos atuais são dois grupos que se interessam por política: aqueles que querem dominar e aqueles que não estão satisfeitos com a sociedade. Se você não é nenhum deles, fique “feliz”! Pelo menos você não é massacrado pela opinião pública. E ainda pode fingir que é uma boa pessoa. Afinal, você “não é” corrupto.

Infelizmente, – e os políticos honestos que me desculpem, pois tento acreditar que eles possam existir – somos comandados por falsos sábios oportunistas. Platão deve se revirar no túmulo, logo ele, que não acreditava na democracia e julgava que nossa sociedade deveria ser comandada por sábios. Mas não existem sábios no capitalismo. Marx bem sabe. Existem espertos – aqueles que estão favoráveis a sua, a minha, a toda e qualquer alienação.

Mas, eu não sou ninguém. Só mais um ser humano substituível, como diria Lefèbvre. Um homem que pouco antes de sua morte declarou: “Devo continuar o meu combate pela teoria? Por vezes, pergunto-me se perdi o meu tempo”.

Sorte dele não estar aqui para ver. Azar nosso.

Um comentário:

  1. ola,
    tambem,não sou niguem de auto nivel social nem politico ascido,mais todo mundo que detenhe de um pouco de conhecimento pode opinar,digo com certeza que somos refén dos que vivem da politica e tenhe ela como profissão,onde e que achamos politicos honesto,porque qualquer um politico já começa sua campanha com urubus querendos que ele ganhe para ter vantagens.sempre tenhe alguen pedindo alguma coisa,então ele ja começa conrrompeno para depois deixar conrromper,por isso somos refém e digo mais não vamos se livra disso tão cedo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Motorista feito refém é resgatado pela PRF após perseguição na BR-226, em Natal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de roubo, na noite da última quinta-feir...

Últimas notícias