Mais de 1,5 mil lingotes de prata com peso total de 56 toneladas - e que permaneciam no fundo do mar após o naufrágio do navio que os transportava em 1941 - foram recuperados este mês pela empresa especializada Odyssey.
Os 1.574 lingotes foram localizados a bordo do SS Gairsoppa, que repousa a 4,7 mil metros de profundidade no Atlântico Norte, ao sudoeste da Irlanda - anunciou essa companhia de Tampa, na Flórida, especializada na recuperação de navios naufragados.
A Odyssey não estipulou o valor desses lingotes, mas, segundo a atual cotação da prata, o valor da pilhagem recuperada pode chegar a US$ 40 milhões. O cargueiro britânico afundou em fevereiro de 1941, depois de ser atacado por um submarino alemão que navegava de Calcutá para Londres.
A empresa já havia recuperado 1.218 lingotes desse navio, no total de 43 toneladas em 2012. Segundo o contrato entre a Odyssey e o Ministério britânico dos Transportes, a empresa mantém 80% do valor do carregamento.
De acordo com os registros da companhia de seguros Lloyds, outros metais preciosos sem seguro podem ser encontrados no SS Gairsoppa, mas nenhum foi identificado até agora.
A recuperação da carga é feita com equipamentos controlados a distância, especialmente para as profundidades.
Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário