Pelo menos 40 estudantes morreram e outros cinco ficaram feridos em um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram contra o alojamento de uma escola de ensino médio no estado de Yobe, no norte da Nigéria, informou neste domingo o jornal local "Daily Post".
O ataque aconteceu durante a madrugada passada, quando um grupo de homens armados, supostos membros do grupo radical, dispararam contra a residência do Colégio de Agricultura de Gujba, um povoado 50 quilômetros ao sul de Damatru.
No último mês de julho, o governo do estado de Yobe, Ibrahim Geidam, ordenou o fechamento das escolas desta região após um atentado contra outro centro educativo em Mamudo, no qual morreram 29 estudantes e um professor.
Os centros de educação reabriram há apenas duas semanas.
Desde o último dia 16 de maio, a Nigéria realiza uma ofensiva antiterrorista nos estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país (todos eles sob estado de emergência), após um aumento da atividade criminosa nessa região, onde opera o Boko Haram e seguem ocorrendo ataques dos fundamentalistas.
O grupo, cujo nome significa em línguas locais "a educação não islâmica é pecado", luta para impor a sharia (lei islâmica) no país africano, de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.
Diário Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário