Até o final de 2013, 6,6 mil profissionais do Programa Mais Médicos estarão atuando no país, afirmou a presidente Dilma Rousseff durante seu programa de rádio “Café com a Presidenta” nesta segunda-feira (4).
De acordo com Dilma, só nesta semana 3.664 médicos começam atender mais de 12 milhões de pessoas. “Eles já começaram a chegar às periferias das grandes cidades, das médias cidades, ao interior, ao Norte, ao Nordeste, atendendo também distritos indígenas e a nossa população quilombola”, diz.
Os outros 3 mil chegarão ao Brasil até o final do mês de novembro, totalizando 23 milhões de pessoas atendidas, revelou Dilma. “Eles vão se somar àqueles médicos que chegaram em julho e setembro e vão atender a população mais desassistida do Brasil, que não tinha acesso a médico permanentemente”.
Já em dezembro, uma nova chamada será realizada. “Daremos, então, oportunidade aos médicos brasileiros que se formam nesse final de ano de participar deste programa e contribuir para a saúde do povo brasileiro. Estamos mantendo, em todas as chamadas, o mesmo critério: só as vagas não preenchidas por médicos formados no Brasil serão oferecidas aos médicos formados no exterior”, ressalta.
Segundo a presidente, o objetivo do governo com o Mais Médicos é levar 13 mil médicos para todo o país até o final de março de 2014. “Quando a gente chegar nesse número estaremos levando saúde e atendimento a mais de 46 milhões”, afirma.
Graduação
Dilma ressaltou ainda a proposta do governo de aumentar a formação de médicos no Brasil. “Serão 11.500 novas vagas de graduação em medicina até 2017. Quase metade dessas vagas serão abertas no Norte e no Nordeste, que são hoje as regiões mais carentes em profissionais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário