07 fevereiro 2014

Imagens de conflito no Rio mostram cinegrafista atingido por artefato


Imagens gravadas pela agência Ruptly mostram o momento em que um artefato aceso sai do chão, durante o confronto na manifestação. Em seguida, aparece o repórter cinematográfico Santiago Ilídio Andrade deitado no chão, sangrando, sendo socorrido por diversas pessoas (veja o vídeo acima).

Andrade foi gravemente ferido na cabeça e permanecia internado no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro, até as 10h20 desta sexta (7). Ele teve afundamento de crânio, passou por uma cirurgia de aproximadamente quatro horas e seu estado de saúde é grave.

Segundo a 17ª DP (São Cristovão), roupas do cinegrafista foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), onde serão periciadas para saber se é possível colher fragmentos e tentar identificar o tipo de material que o atingiu. Técnicos vão auxiliar na busca de provas técnicas. Os peritos vão analisar quadro a quadro as imagens publicadas para traçar a linha de deslocamento do artefato. Investigadores da delegacia e peritos do ICCE vão ao local para colher informações e possíveis fragmentos.

2 - Imagens do Jornal Zona de Conflito Mídia Independente
Imagens feitas durante o confronto mostram momento em que cinegrafista é atingido (Foto: Reprodução)


Em outro vídeo, publicado no perfil do Jornal Zona de Conflito Mídia Independente no Facebook, as imagens mostram um grupo de policiais militares em confronto com manifestantes. Em seguida, é possível ver e ouvir a explosão de um artefato e, na sequência, o cinegrafista ferido no chão, sendo socorrido (assista aqui).

3 - Reportagem do RJTV



















O RJTV mostrou imagens da manifestação no Rio e o registro feito momentos depois de o cinegrafista ter sido atingido, quando Andrade aparece no chão, ferido, rodeado de pessoas que tentam ajudá-lo. A pedido da reportagem, o perito Nelson Massini analisou as imagens do momento em que o cinegrafista é atingido. Segundo ele, o artefato é um fogo de artifício. (veja o vídeo acima).

4 - Sequência de fotos
Na primeira imagem, artefato já aparece aceso perto de árvore. Um fotógrafo que estava no local e não quer ser identificado disse que o explosivo foi lançado no chão por um jovem mascarado, que aparece na imagem de camiseta cinza, correndo, no canto direito da foto
A segunda foto mostra o artefato com mais fogo, já em movimento perto do cinegrafista, que está de costas
na sequência, Santiago Andrade é atingido na cabeça. A imagem mostra muito fogo
A quarta foto mostra fumaça e fogo próximos ao cinegrafista, que aparece curvado

Na última imagem, Andrade já não tem mais a Cãmera nos ombros e está caindo

Sequência de fotos mostra o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade em pé, com a câmera no ombro, gravando imagens da manifestação. No primeiro registro, é possível ver o artefato já aceso perto das costas dele. Um fotógrafo que estava no local e não quer ser identificado disse que o explosivo foi lançado por um jovem mascarado, que aparece de camiseta cinza, correndo, no canto direito da imagem.

Em seguida, outra foto mostra o artefato em movimento, ainda no chão. Depois, o momento em que o artefato explode na cabeça de Andrade. Na sequência, uma grande quantidade de fogo se espalha. Por último, o cinegrafista se curva antes de cair no chão com a câmera.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil prende pai condenado por estupro de violência contra a própria filha em Natal

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra um homem, de 59 anos, condenado por estupro de vulnerabilidade contra a própria filha. E...