30 junho 2014

Inglês tem parte de orelha arrancada dentro da Arena Corinthians, diz jornal


Um torcedor inglês teve parte da orelha esquerda arrancada após ser mordido por um compatriota dentro da Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 19 deste mês, após a derrota

da Inglaterra por 2 a 1 para o Uruguai pela Copa do Mundo, segundo o tabloide britânico "Sunday People". Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou na tarde deste domingo que investiga o caso.

A publicação postou o vídeo da confusão na internet no sábado (28) com os títulos traduzidos do inglês para o português de "Assista momento em que torcedor da Inglaterra é mordido no ataque de ódio racial na Copa do Mundo" e "Torcedor da Inglaterra tem lóbulo da orelha arrancada em ataque à la Suarez" (este último numa alusão ao atacante uruguaio que foi banido da Copa após morder o jogador italiano Chiellini). Nas imagens, Robert Farquharson aparece com o pescoço ensanguentado e sem o lóbulo da orelha.

De acordo com o Sunday People, a confusão ocorreu no anel superior do estádio, que fica em Itaquera, na Zona Leste. O jornal diz que Farquharson foi vítima de racismo ao ser xingado por outro torcedor inglês. “Seu negro! Você não devia estar apoiando a Inglaterra”, disse o agressor a Farquharson, segundo o jornal.
Farquharson fala no vídeo de quase 50 segundos: “Ele mordeu minha orelha e me chamou de negro”.

Segundo o Sunday People, um amigo da vítima disse não ter acreditado no que fizeram com Farquharson. "Eu disse a ele: 'O que está acontecendo aqui, companheiro?’ Eu vou a jogos há 20 anos e nunca vi nada como isso”, afirmou o colega, que lembra da época em que os ingleses eram conhecidos pela violência dos hooligans nos estádios. “Nós não queremos que as coisas voltem aos velhos e maus tempos. Esse cara não tem lugar no jogo”.

Ainda de acordo com o tabloide, uma testemunha contou que viu o momento em que um torcedor inglês atacou Farquharson e mordeu sua orelha. As imagens ainda mostram um tumulto entre torcedores ingleses nas arquibancadas. Em seguida, Farquharson aparece ensanguentado. 

É possível ver três homens e um outro com a bandeira da Inglaterra. Farquharson ainda leva um soco de outro torcedor enquanto é atendido. Há empurra-empurra. Depois aparecem seguranças com coletes laranjas para apartar, provavelmente os stewards, que são contratados pela Fifa.


BBC Brasil
De acordo com a BBC Brasil, a polícia britânica tenta identificar o suspeito que mordeu e arrancou parte da orelha de Farquharson na Arena Corinthians.

“Logo após o ataque, nós conseguimos entrar em contato com a vítima para oferecer apoio e orientação. Um dia após o ataque, a vítima fez uma queixa formal para a polícia local”, afirmou Rachel Barber, da comissão da polícia britânica, que veio ao Brasil para a Copa, em nota enviada à BBC Brasil.

Segundo a BBC Brasil, Barber afirmou que testemunhas foram ouvidas e prestaram depoimentos sobre a agressão, mas mesmo assim não foi possível identificar o suspeito. De acordo com a reportagem, policiais britânicos usaram o vídeo do ataque para tentar achar o agressor entre os torcedores que foram à última partida da Inglaterra em Belo Horizonte, mas não o encontraram.

A BBC Brasil informou que as autoridades britânicas não esclareceram o motivo e o contexto da agressão. Se ele for pego, pode ser apresentado à Justiça britânica ou à brasileira.
As imagens em vídeo do ataque estão sendo analisadas por equipe especializada em futebol da polícia britânica.

Polícia Civil
A BBC Brasil ainda informou que a Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para apurar o caso e que Farquharson foi orientado a prestar queixa no dia 20. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da SSP informou que a Polícia Civil apura o caso. Segundo a pasta, um boletim de ocorrência foi registrado. Mas ela ainda não tinha detalhes de que distrito policial ou departamento iria cuidar do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com motorista

A carroceria de um caminhão se soltou e esmagou a cabine do próprio veículo em Guarapuava, região central do Paraná. O caminhoneiro estava v...