19 julho 2014

Na última sexta-feira (18), o RN registrou o seu homicídio de número 1000. São José de Mipibu na última sexta-feira, já chegou ao número de 33 mortos, onde em 2013 foram 46 o ano todo.


Antes mesmo do final do sétimo mês do ano, o Rio Grande do Norte atingiu uma marca que mostra bem o atual momento da segurança que o Estado vive. Nessa sexta-feira (18), o RN registrou o seu homicídio de número 1000.

A milésima morte intencional aconteceu depois de uma perseguição policial que começou em Pirangi de Dentro, Parnamirim, e terminou em Taborda, São José de Mipibu. Os policiais abordaram um carro em que estavam os quatro suspeitos após uma denúncia anônima. 

Eles resistiram à prisão e abriram fogo contra os policiais. Durante o tiroteio, um dos supostos assaltantes morreu. Os outros foram presos logo em seguida. Contando com os crimes da madrugada deste sábado, o número de mortes intencionais subiu para 1004. Com isso o RN tem uma média de 5,04 assassinatos por dia.

Os municípios que lideram a lista de homicídios são os mesmos. Natal com seus 337 casos aparece em primeiro, sendo seguida por Mossoró com 98. Depois temos Parnamirim com 84, São Gonçalo do Amarante com 46, Macaíba com 35 e Ceará Mirim e São José de Mipibu com 33 casos em cada.

De acordo com dados de Ivênio Hermes, especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial, dessas mil mortes intencionais, 85% foram vítimas de arma de fogo, 8,3% de arma branca, 1,4% de algum tipo de ação contundente, que são objetos capazes de agir traumaticamente sobre o corpo humano, como pedras, paus, barras de ferro e taco de basebol. Em 2,2% dos casos as vítimas sofreram espancamento e na mesma proporção foram utilizados métodos diferenciados para causar a morte.

connecttv

Nenhum comentário:

Postar um comentário