Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte apresenta dicas de segurança que podem garantir a população do Estado um carnaval tranquilo, além de contribuir significativamente para diminuição das ocorrências criminais neste período. São dicas que vão do cuidado com a residência, local de festa e a própria saúde.
De acordo com o Coronel Otto Ricardo Saraiva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, cada pessoa pode cuidar de sua segurança, evitando os acidentes. Para isso, o principal é seguir orientações como: ao procurar locais para nadar, escolher um local conhecido e nunca ir sozinho; obedecer a sinalização de perigo e procurar sempre local onde existe a presença de guarda-vidas.
“É importante não beber antes de entrar na água; não se afastar muito da margem, mesmo se souber nadar; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado; não deixar as crianças sozinhas; e, por fim, usar colete salva-vidas quando estiver em embarcações”, destaca o Comandante.
Para quem vai curtir o carnaval de rua a dica é manter a calma em caso de incêndio ou tumulto e acionar os bombeiros pelo telefone 193.
Para quem vai viajar o Coronel Ângelo Dantas, Comandante da Policia Militar orienta para que tome os devidos cuidados, tais como: trancar portas, janelas e portões; pedir um vizinho para recolher as correspondências e observar pessoas suspeitas; não deixar ferramentas, escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de criminosos à vista.
Quanto ao veículo, a orientação é estacioná-lo em locais bem iluminados, manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado, não deixar objetos visíveis e não dirigir se ingerir bebida alcóolica.
Para os foliões, a PM recomenda ainda evitar brigas e confusões e não carregar grandes quantias de dinheiro.
“A Segurança Pública é obrigação do Estado, mas é responsabilidade de todos. A PM pede a ajuda de todos, denunciando quaisquer situações suspeitas comunicando a viatura mais próxima ou através do número 190”, disse o Coronel.
OUTRAS DICAS PARA QUEM QUER BRINCAR O CARNAVAL COM TRANQUILIDADE E SEGURANÇA
Planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar;
Mantenha sempre sua atenção e em objetos (celular, carteira, bolsa) à frente de seu corpo. Fique atento também às pessoas que estejam ao seu redor;
Especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;
Marque pontos para reencontros caso haja separações no grupo;
Beba de forma consciente. Evite bebidas em excesso;
Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas, procure uma condução alternativa;
Não aceite bebida de pessoas que você não conhece;
Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
Cuidado com esbarrões e empurrões aparentemente acidentais;
Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;
Evite locais perigosos e de conhecida violência;
Informe sempre sua família sobre onde e com quem você vai estar;
Antes de pegar a estrada feche o registro de gás, tire todos os aparelhos da tomada e verifique se todas as portas e janelas estão trancadas;
Use sempre o cinto de segurança e respeite os limites de velocidade;
Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue “190” (Policia Militar), “193” (Corpo de Bombeiros), “192” (Samu) ou “191” (Policia Rodoviária Federal).
Foto: Canindé Soares
Fonte: Assessoria de Comunicação/Sesed
Nenhum comentário:
Postar um comentário