A Operação Semana Santa realizada pelo Detran-RN, com o apoio do CPRE e da Polícia Militar, continua cumprindo a sua missão de punir os maus condutores de veículos que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro, colocando em risco a própria vida e a dos seus semelhantes.
Na noite de Quinta-Feira Grande, quando o mundo relembrava os suplícios de Cristo na caminhada para a crucificação na Sexta, os homens da Lei Seca se posicionavam no prolongamento da avenida Prudente de Morais e lavravam 25 autos de infração pelo artigo 165, 2 pelo 306 e 23 por infrações diversas. Segundo a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito da autarquia, foram monitorados 570 veículos.
O artigo 165 é acionado quando o teste do bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo do motorista ou se ele se recusar a fazê-lo. É punido com retenção da CNH, do veículo – que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, que também será submetido ao teste – multa no valor de R$1.915,30 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas.
O artigo 306 é sacado quando o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se o condutor se recusar a fazê-lo mas apresentar sinais visíveis de embriaguez. Além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado também no artigo 306(crime de trânsito): É preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.
Na manhã da Quinta-Feira Grande a ação se desenvolveu na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, tendo como foco a Educação de Trânsito. O trabalho foi realizado pelas Subcoordenadorias de Educação e de Fiscalização de Trânsito do Detran, em conjunto com policiais do CPRE e Polícia Militar, e apoio da Prefeitura daquela cidade. A ação abrangeu palestras e panfletagem educativa, chamando a atenção dos condutores para importância do uso do cinto de segurança, não utilização do celular enquanto estiver dirigindo, não misturar bebida alcóolica com direção, entre outros alertas que contribuem para a segurança no trânsito.
A Operação Semana Santa começou na tarde de terça-feira 31, na rotatória da Redinha, próximo à Ponte Newton Navarro. Técnicos da Subcoordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran abordaram 320 veículos, com o apoio do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual. Foram lavrados 13 autos de infração, sendo 1 por condução de veículo sem documentos de porte obrigatório; 2 por CNHs vencidas, 3 por dirigir sem possuir CNH e 7 por condução de veículo não licenciado.
Na ação, foi utilizada a “blitz eletrônica”, constituída de carro equipado com câmeras, posicionado antes da barreira policial, que capturam a imagem da placa e envia ao computador que identifica se o carro tem alguma irregularidade. Sendo positiva a investigação, os policiais são informados e faz sinal para que o carro pare na barreira.
Assessoria de Comunicação do Detran/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário