21 julho 2015

Projeto Surf Salva já capacitou cerca de 80 surfistas e bombeiros no litoral potiguar


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) realizaram na última sexta-feira (18), na Praia da Redinha, no litoral Norte do RN, a 3ª edição do Projeto Surf-Salva que visa capacitar surfistas e bombeiros potiguares para contribuir com a redução de afogamentos no litoral.

Durante as aulas da última sexta-feira (18), cerca de 10 participantes entre bombeiros e civis aprenderam técnicas de salvamento, com o uso de pranchas de Stand UP Paddle – SUP e pranchas de Surf, além de suporte básico de vida e noções de oceanografia.

“Aproveitamos o potencial de salvamento das pessoas que estão todos os dias nas praias junto com os Guarda-Vidas para nos ajudar a reduzir os índices de afogamentos, garantindo que mais vidas sejam salvas em nosso Estado”, disse o Tenente Coronel Luiz Monteiro Junior, Chefe do Serviço Operacional do CBMRN.

Preocupada com esta situação, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA vem difundindo, o projeto “SURF-SALVA”, uma forma rápida de educação de surfistas na arte de salvar. Original do estado do Rio de Janeiro nos anos 80, o projeto se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos nestes casos. Alguns Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, e São Paulo realizam estes cursos em bases regulares, ensinando técnicas básicas de salvamento aquático com prancha e primeiro socorros aos surfistas.

No mês de junho foi realizada a 1ª e 2ª edição do projeto nas praias de Ponta Negra e Tibau do Sul/Madeiro, no litoral Sul do estado. Cerca de 80 participantes foram capacitados nas três etapas do projeto no RN.

Via: 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com motorista

A carroceria de um caminhão se soltou e esmagou a cabine do próprio veículo em Guarapuava, região central do Paraná. O caminhoneiro estava v...