A direção da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) confirmou que seis detentos fugiram da unidade entre a noite desta quarta-feira (6) e a madrugada desta quinta (7). De acordo com o diretor da unidade, Adailton Pessoa, uma contagem realizada nos pavilhões confirmou a fuga.
Os presos fugitivos são: Emanoel de Lima Valdevino, Gilvanderson Gomes de Lima, Ivanilson Xavier da Silva, José Alan Kardec dos Santos Souza, José Marcelo Lucas da Silva e Luiz Henrique da Costa. Agora chega a 256 o número de presos que fugiram do sistema prisional do RN neste ano.
Ainda de acordo com a direção, a suspeita é que os detentos tenham escapado por um túnel encontrado no lado externo do presídio.
A escavação foi localizada durante a madrugada desta quinta. Após identificar o túnel, a direção da unidade pediu reforço para realizar uma intervenção nos pavilhões. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) auxiliaram a ação. Após a contagem, foi percebida a fuga dos seis detentos.
15 mortes em 2016. Com as mortes destes dois detentos, chega a 15 o número de presos encontrados mortos dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte apenas em 2016.
Sistema em calamidade:
O sistema penitenciário potiguar não passa por um bom momento. E faz tempo. Em março de 2015, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos mais de R$ 7 milhões. Tudo em vão. As melhorias feitas foram novamente destruídas. Atualmente, em várias unidades, as celas não possuem grades e os presos circulam livremente dentro dos pavilhões.
Via: G1/Rn
Nenhum comentário:
Postar um comentário