30 maio 2017

Menores infratores representam 17,4% dos carcerários do Brasil.

Imagem: Reproduzida da internet

Do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos no Brasil, 17,4% são crianças e adolescentes com menos de 18 anos que estão internados em estabelecimentos de correção ou cumprindo medidas em regime de liberdade assistida.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos levantados pelo Globo, há mais de 60 mil adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no Brasil, sendo apenas 14 mil em regime de internação e os demais em regime aberto. O Departamento Penitenciário Nacional registra 285 mil adultos presos no país.

A diferença está no tipo de punição. Entre os adultos há 240.300 presos em regime fechado, incluindo os ainda não sentenciados, detidos em cadeias e presídios, e apenas 44.700 em regime semi-aberto ou aberto.

Entre os adolescentes infratores, a maioria cumpre as chamadas medidas de meio aberto: liberdade "assistida", prestação de serviços, reparação de danos ou apenas advertência. Mesmo entre os 14 mil internos, há três mil em regime de semi-liberdade. Segundo a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, cerca de 70% desses adolescentes acabam se tornando reincidentes, ou seja, cometendo novos crimes ao deixar os institutos.

São internados os adolescentes que cometem os crimes mais graves, como homicídio, latrocínio ou assalto à mão armada. Nesses casos, de acordo com dados da subsecretaria, o tempo médio de internação de adolescentes infratores é de um ano e meio.

13ª Sessão Ordinária de 2024 da Câmara Municipal de São José de Mipibu

Os parlamentares do município de São José de Mipibu realizaram na manhã desta terça-feira (30) - no plenário Vereador Luiz Barbosa, localiza...