13 julho 2017

Direção do ITEP busca recursos para laboratório de DNA em Brasília


Uma comitiva do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), composta pelo diretor-geral, Marcos Brandão, chefe de gabinete, Tiago Tadeu e do diretor do instituto de identificação, Josebias Ferreira, está em Brasília, junto ao deputado federal Fábio Faria, em busca de recursos para a construção do laboratório de DNA do instituto. 

O motivo da viagem é garantir verba para a aquisição do principal equipamento da unidade, o sequenciador de DNA, que custa em média R$ 700 mil. “Sem ele, os exames não poderão ser concluídos”, ressaltou o diretor geral Marcos Brandão.

A solicitação foi levada na última quarta-feira (12) ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e discutida com o chefe de gabinete do ministro, Carlos Koji Takahashi. Segundo o deputado Fábio Faria, o Ministério entendeu a urgência e importância do pedido de verba para aquisição do sequenciador. 

Devido à falta de um laboratório de DNA equipado com o sequenciador, atualmente, os exames de DNA do RN são realizados no Instituto de Medicina Legal (IML) de Salvador (BA).

O ITEP já tem R$ 289 mil assegurados, do próprio instituto, para a implantação do laboratório de DNA Forense, assim como os demais equipamentos necessários, na sede da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), em Natal. 

“Com tudo funcionando, é importante ressaltar que poderemos elucidar diversos crimes de violência sexual que hoje estão pendentes no ITEP, como também trabalhar com a identificação de DNA de criminosos que deixam suas marcas no local do delito”, afirma Brandão.

13ª Sessão Ordinária de 2024 da Câmara Municipal de São José de Mipibu

Os parlamentares do município de São José de Mipibu realizaram na manhã desta terça-feira (30) - no plenário Vereador Luiz Barbosa, localiza...