24 julho 2018

Mundo: Trump ameaça retirar serviços de segurança de ex-autoridades dos EUA

Medida seria retaliação a críticos do presidente norte-americano.



A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, afirmou ma última segunda-feira(23) que Trump está "explorando os mecanismos" para retirar as credenciais e autorizações de segurança, de seis ex-autoridades da inteligência e da segurança dos EUA, entre eles o ex-diretor das Informações Nacionais, entidade que coordena os vários serviços de informações, James Clapper, o ex-diretor da Agência Central de Informações (CIA) da era Obama, John Brennan, e do diretor da polícia federal (FBI), Jim Comey.

Sanders acusou estas pessoas de terem "politizado e, em alguns casos, se beneficiar monetariamente das suas credenciais de segurança e serviço público", bem como de fazerem "acusações sem fundamento" contra Trump.

Na semana passada, Brennan descreveu a conferência de imprensa conjunta de Trump com o Presidente russo, Vladimir Putin, como "nada menos do que traição".

Vários congressistas já se pronunciaram sobre a intenção de Trump, rejeitando-a.

O Senador republicano, John Cornyn, eleito pelo Estado do Texas, disse hoje que podia compreender a irritação de Trump com estes antigos dirigentes, "que estão usando obviamente o uniforme da equipa da oposição".

Contudo, ao mesmo tempo, relativizou: "Não sei se estão abusando das sua autorização de segurança. É uma acusação muito séria".

Da mesma forma, o principal eleito democrata da comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, Eliot Engel, eleito pelo Estado de Nova Iorque, considerou que a revogação dos serviços de segurança seria "irônica", considerando as questões que se levantaram sobre a sua atribuição a familiares de Trump, e classificou a pretensão como "ridícula". 


Com informações da Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem é assassinado a tiros na Zona Norte de Natal

Um homem de 37 anos foi assassinado a tiros na tarde da última terça-feira (23), no Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal...