Depois de se consolidar como município polo da região Agreste potiguar, sendo referência na prestação de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do Centro Especializado em Reabilitação – CER, da Maternidade Regional Monsenhor Antonio Barros, o Centro de Referência João Berckmans Dantas e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, além de disponibilizar uma frota de 33 veículos novos, sendo 12 ambulâncias, dentre elas quatro adaptadas para UTI, São José de Mipibu avança no tempo iniciando a construção do primeiro Centro de Imagens público do RN.
O Centro de Imagens e de exames de média e alta complexibilidade está sendo construído ao lado da UPA, que atualmente atende aproximadamente 5 mil pessoas/mês, 60 mil pessoas/ano.
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas também oferece à população mipibuense uma central de ambulâncias funcionando 24 horas. As ambulâncias são frutos de emendas disponibilizadas pelo mandato da deputada estadual Cristine Dantas(SDD), e do então mandato do ex-deputado federal Rogério Marinho, e por meio de convênios envolvendo o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.
O Centro de Referência João Berckmans Dantas, que vai integrar o complexo de imagens e exames complexos disponibiliza equipamentos de raio x novo e moderno, sistema de vídeo endoscopia flexível, equipamento de ultra sonografia e ecocardiograma com sistema doppler, cadeira oftalmológica e diversos equipamentos de diagnóstico em oftalmologia, eletroencefalógrafo, eletrocardiógrafo, eletroneuromiógrafo, laringoscópio, mesa ginecológica elétrica e colposcópio com monitor e câmera.
O Município vem disponibilizando à população de São José de Mipibu e de outras cidades da região um equipamento para realização de exames de mamografia. O mamógrafo custou ao poder público municipal valor superior a R$ 200 mil, quantia encaminhada por meio de emenda do mandato da parlamentar. Atualmente o Centro de Referência atende em média 3.200 pacientes/mês. Neste mês de outubro 1500 mulheres deverão ser beneficiadas com exames de mamografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário