14 outubro 2019

São José de Mipibu avança e inicia a construção do primeiro Centro de Imagens público do RN.



Depois de se consolidar como município polo da região Agreste potiguar, sendo referência na prestação de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do Centro Especializado em Reabilitação – CER, da Maternidade Regional Monsenhor Antonio Barros, o Centro de Referência João Berckmans Dantas e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, além de disponibilizar uma frota de 33 veículos novos, sendo 12 ambulâncias, dentre elas quatro adaptadas para UTI, São José de Mipibu avança no tempo iniciando a construção do primeiro Centro de Imagens público do RN.

O Centro de Imagens e de exames de média e alta complexibilidade está sendo construído ao lado da UPA, que atualmente atende aproximadamente 5 mil pessoas/mês, 60 mil pessoas/ano.


A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas também oferece à população mipibuense uma central de ambulâncias funcionando 24 horas. As ambulâncias são frutos de emendas disponibilizadas pelo mandato da deputada estadual Cristine Dantas(SDD), e do então mandato do ex-deputado federal Rogério Marinho, e por meio de convênios envolvendo o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro de Referência João Berckmans Dantas, que vai integrar o complexo de imagens e exames complexos disponibiliza equipamentos de raio x novo e moderno, sistema de vídeo endoscopia flexível, equipamento de ultra sonografia e ecocardiograma com sistema doppler, cadeira oftalmológica e diversos equipamentos de diagnóstico em oftalmologia, eletroencefalógrafo, eletrocardiógrafo, eletroneuromiógrafo, laringoscópio, mesa ginecológica elétrica e colposcópio com monitor e câmera.

O Município vem disponibilizando à população de São José de Mipibu e de outras cidades da região um equipamento para realização de exames de mamografia. O mamógrafo custou ao poder público municipal valor superior a R$ 200 mil, quantia encaminhada por meio de emenda do mandato da parlamentar. Atualmente o Centro de Referência atende em média 3.200 pacientes/mês. Neste mês de outubro 1500 mulheres deverão ser beneficiadas com exames de mamografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário