19 março 2024

Este remédio que você tem em casa é a maior causa de falência do fígado



O fármaco é encontrado com facilidade nas farmácias e é comercializado sem a necessidade de receita médica





Encontrado com facilidade nas farmácias de todo o Brasil e vendido sem a necessidade de receita médica, o paracetamol é um dos remédios mais vendidos em todo o mundo. Só os Estados Unidos, segundo estimativas, comercializam aproximadamente 49 mil toneladas do remédio anualmente, o que corresponde a cerca de 298 comprimidos por pessoa. Já no Reino Unido são vendidos, em média, 70 unidades do remédio por pessoa.


Dúvidas sobre o remédio. Esse é um remédio popular e amplamente conhecido, além de ser bastante antigo, no entanto, ainda existem questões que não foram completamente esclarecidas pelos cientistas, como seu mecanismo de ação. Além disso, as evidências científicas variam quanto a sua eficácia a respeito de alguns incômodos. No caso de dores na lombar, por exemplo, os efeitos do paracetamol são parecidos com os de um placebo.


Quais os riscos? Quanto aos riscos de overdose ocasionados pelo remédio, os especialistas não têm dúvidas. O paracetamol é apontado em locais como Estados Unidos e Reino Unido como a principal causa de falência do fígado, se for consumido de forma incorreta. Nos últimos anos, isso tem resultado em alertas, de várias entidades de saúde. Um dos possíveis motivos para isso, é o fato de o remédio ser de fácil acesso, além da falta de orientações sobre os limites de seu consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil-RN segue sem realizar diária operacional, mas aceita proposta do Governo

Os policiais civis se reuniram em Assembleia Geral na tarde desta quinta-feira, 25, e deliberaram por uma proposta apresentada pelo Governo ...