Em Alvarado, no México, uma situação inusitada acaba de ser noticiada: dos 130 policiais que atuam na cidade de 22 mil habitantes, tiveram suas armas recolhidas com alegação que os mesmo não passaram nos testes de controle emocional e não se tornaram aptos a continuar usando armas de fogo. Para não ficarem desarmados, eles foram equipados com... ESTILINGUES!
É isso mesmo, caro leitor, aquele “brinquedo” que muitos usavam na infância para matar passarinhos ou acertar latinhas – quando não o dedo – foi o escolhido para armar os policiais mexicanos de Alvarado! Além de lá, outras localidades como Ixtaczoquitlán, Ciudad Mendoza e Pueblo Viejo também sofreram processo semelhante.
E, obviamente, os policiais terão que usar pedras com os estilingues – e não projéteis de suas antigas armas. A decisão do governador de Veracruz acabou desagradando muita gente, inclusive o prefeito de Alvarado, Bogar Ruiz Rosas, que alerta para o perigo de combate o narcotráfico apenas com essa arma rústica, afinal, os bandidos costumam ser altamente equipados.
Em 2007, uma ação semelhante aconteceu em Tijuana, mas por outros motivos: 60 estilingues foram entregues a policiais depois que suas armas foram confiscadas pelo exército mexicano sob a acusação de os policiais estarem fornecendo armamento pesado aos narcotraficantes.
Obs:
Este ocorrido é antigo, mas serve para ficarmos atentos com o que pode chegar em nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário