O alagamento registrado na obra de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, nesta segunda-feira (13), foi causado por uma conexão inadequada entre dois pontos do sistema de drenagem. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, na sede da Prefeitura.
Segundo o secretário, a intercorrência ocorreu entre os pontos oito e nove da drenagem, sendo que o ponto nove recebe a maior carga hidráulica, absorvendo a água que desce da Avenida Roberto Freire até a praia. No entanto, este ponto estava conectado ao ponto oito, que não possui a mesma capacidade de escoamento, resultando no extravasamento da água das chuvas.
Ainda de acordo com Mesquita, o problema só pode ser verificado agora, uma vez que foi o primeiro registro de chuvas após o avanço das obras. “Foi a primeira chuva após o processo. É uma situação até simples de ser resolvida, mas trabalhosa”, falou.
Água de chuvas, não de esgoto.
Thiago Mesquita enfatizou que o problema está relacionado apenas ao volume de água da chuva. “Não se trata de esgoto. Embora tenha havido um pequeno extravasamento do sistema de esgotamento, a água acumulada é predominantemente da chuva, diluída, sem apresentar risco de contaminação”, garantiu.
Para resolver a situação, a Prefeitura autorizou o trabalho ininterrupto da empresa responsável pela drenagem a partir desta terça-feira (14). “O serviço vai durar alguns dias ou semanas, e a partir disso, eliminaremos a possibilidade de novos alagamentos”, informou Mesquita.
Drenagem pontual e cronograma mantido
Enquanto as ações de correção estão em andamento, a drenagem mecanizada está sendo realizada no trecho alagado. De acordo com Thiago Mesquita, grande parte da água já foi absorvida pelo sistema existente. Ele classificou o incidente como “uma intercorrência simples e de fácil resolução”, reforçando que as obras permanecem dentro do cronograma.
A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, encontra-se com 92% concluída e com 4,05 km de extensão. A previsão é de que as obras devem ser finalizadas até o dia 31 de janeiro.
*PontaNegraNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário