Após a implantação do Programa de Policiamento Comunitário Ronda Cidadão, no município de Parnaíba, a 318 quilômetros da capital, a criminalidade na região atendida pelos policiais reduziu 68,7%, havendo uma diminuição expressiva na quantidade de registros de homicídios e roubos, bem como contravenções mais comuns como a perturbação do sossego público e o uso indevido de carros de som.
Segundo Danilo Palhano, comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário de Parnaíba, no último mês antes da chegada do Ronda Cidadão foram registradas 172 ocorrências. Enquanto no mês seguinte, o efetivo destinado para o município atendeu 54 ocorrências. “Vários atendimentos foram solucionados no local, através da mediação comunitária de conflitos e da composição de acordos e entendimento mútuo entre as partes envolvidas nos problemas, que na maioria das vezes era de cunho social”, ressalta o comandante ao comentar que em um mês de atuação foram registrados 674 atendimentos ao público.
Até o momento foram realizadas 14 operações planejadas, alternadas entre blitzen e arrastões nos pontos críticos dos bairros atendidos pelo quadrante do Ronda Cidadão. Durante as rondas ostensivas foram registradas 620 abordagens a pessoas, 476 abordagens a veículos e 35 abordagens a bares e redutos de usurários de drogas. Com isso, 74 pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes. Além disso, doze pontos de venda de drogas e outros três pontos de jogos de azar foram fechados.
Já para o mês de setembro, o comando do Ronda Cidadão no município planeja várias atividades, dentre elas estão atividades educacionais junto às escolas públicas localizadas dentro do quadrante de atuação do programa de policiamento comunitário. “Por todos esses fatores consideramos positiva a atuação do Ronda em Parnaíba, atendendo às metas propostas pelo Governo do Estado quando da implantação do programa”, explica Danilo Palhano.
O Programa Ronda Cidadão foi implantado no município no dia 27 de agosto deste ano, atuando nos bairros Piauí, Frei Higino e Dirceu Arcoverde. Durante a inauguração do módulo foram entregues duas viaturas com rádio fixo em cada uma, quatro rádios transportáveis, dez pistolas, coletes, fardamentos, equipamentos e todo o material necessário para a realização dos trabalhos de policiamento junto à comunidade.
Fonte: Folha de Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário