Pelo menos 150 pessoas precisaram de atendimento médico depois que parte da estrutura da tenda montada pelo governo do Distrito Federal para realização de cirurgias
de catarata desabou no início da tarde desta quinta-feira (10). O espaço foi instalado há uma semana ao lado da Unidade de Pronto Atendimento de Ceilândia para minimizar a demanda pela operação – há cerca de 3 mil pacientes aguardando o procedimento.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente, mas, segundo o secretário de Saúde, Elias Miziara, a forte chuva e a ventania que caiu pela manhã podem ter influenciado a queda. Ele também disse que apenas uma pessoa ficou realmente machucada com o desabamento.
Estrutura de tenda para cirurgia de catarata no DF, após desabamento
(Foto: TV Globo/Reprodução)
“A única vítima que de fato aconteceu aqui foi um picoleiro, que estava aqui como ambulante, vendendo seus picolés, e um dos ferros da armação caiu sobre a perna dele e ele teve uma fratura.
Já esta sendo atendido, foi atendido de imediato, em um minuto o Samu já estava aqui e pôde levá-lo para o hospital. [Ele] já está sendo atendido, não tenho notícias, mas seguramente não deve ser nada grave, e evidentemente algumas [situações de] crises nervosas, porque nesses momentos as pessoas se apavoram”, afirmou Miziara.
De acordo com o Samu, os 150 atendidos apresentaram escoriações, crise nervosa, crise hipertensiva e hipotermia e foram levados para o Sesc para receberem socorro. Dez deles precisaram ser levados para o hospital regional e para a UPA, por estarem em estado mais grave.
O serviço encaminhou 45 profissionais para o local, em cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e quatro motos. O desabamento foi registrado às 12h48.
Segundo o secretário, a expectativa era fazer 126 cirurgias e 137 consultas na tarde desta quinta. "Nós já tínhamos atendido aqui na carreta hoje 278 consultas e já tinham sido feitas 136 cirurgias.
Estavam por fazer 126 cirurgias e 137 consultas. Iríamos totalizar os números a que temos chegado todos os dias, que são pouco mais de 700 consultas e ao redor de 250, 260 cirurgias", declarou.
Chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia informou que o DF registrou, até esta quinta-feira, 67% da quantidade de chuvas esperadas para abril. Foram 83 mm de água em dez dias, quando a expectativa era de 123,8 mm. Somente entre esta quarta e quinta, as precipitações atingiram volume de 19 mm.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário