O lançamento será na Pinacoteca (Palácio Potengi) e tem como t´tulo “Família, Sonhos e Lutas de Valdetário Carneiro”.
Divulgação
O poeta Marciano Medeiros apresenta nesta quarta-feira (8) o romance de cordel “Família, Sonhos e Lutas de Valdetário Carneiro”. O lançamento será na Pinacoteca (Palácio Potengi), às 19h.
O poema conta os 53 anos de história da Família Benevides Carneiro em 289 estrofes. O trabalho não faz qualquer apologia à criminalidade e segundo o cordelista Marciano Medeiros, foi escrito dentro da metodologia das causas e efeitos.
O poeta conta a trajetória de José Valdetário, que não tinha o sobrenome Carneiro na certidão de nascimento, mas foi por este sobrenome reconhecido. O cantor Dudé Viana, primo de Valdetário, fez a apresentação. O poeta Crispiniano Neto, também escreveu um depoimento. A publicação também inclui frases do professor Onesimar e do cantor Vanzinho Carneiro, ambos parentes do biografado.
As principais fontes são citadas nas primeiras estrofes, onde Marciano agradece a Dudé Viana, aos jornalistas Paulo Nascimento, Rafael Barbosa e alguns familiares de Valdetário.
O romance evoca a infância de um menino que sonhava em ser ator, admirava Che Guevara e o cantor Raul Seixas. Este garoto cresceu num cenário repleto de confrontos, vinganças sangrentas e resistiu sem entrar pela vereda da criminalidade até 1997, ano em que começou a praticar assaltos a agências bancárias.
O cordelista já tem mais de vinte títulos publicados e integra a Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário