Vários comentários desaprovaram a homenagem, mas outros acharam válida a representação do presidente eleito para o Carnaval pernambucano
Faltando 100 dias para a Carnaval, uma presença já esperada, mas que, ainda assim, deve levantar uma polêmica danada na Cidade Alta de Olinda e no Marco Zero do Recife, se materializou nesta quinta-feira (22). A Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda, comandada pelo bonequeiro Leandro Castro, apresentou o boneco gigante do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. A obra está exposta na sede da entidade, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.
Em uma postagem no Facebook, a Embaixada escreveu:
"O Presidente eleito @jairmessiasbolsonaro nos preparativos para assumir seu mandato na Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda."
Nos comentários do post, várias pessoas se posicionaram contra a homenagem e até mostraram preocupação com o futuro do boneco e também da pessoa encarregada de leva-lo em meio aos foliões. Outras, concordaram com a homenagem, falando que o Carnaval ficará ainda mais plural e democrático.
Trazendo para os números absolutos de emoticons de Facebook, temos um placar elástico a favor do Grr, que demonstra raiva ou desaprovação. Até o momento, foram 672 carinhas raivosas contra 282 likes e 187 coraçõezinhos na postagem, em mais de 1,2 mil interações.
O que podemos concluir é que, saindo no Carnaval, o boneco de Bolsonaro deve causar controvérsia nas ladeiras.
Separando o joio do trigo. Com a palavra: o bonequeiro
O criador do boneco, Leandro Castro, no entanto, buscou separar a arte e cultura da política. “Não tem caráter político. Não queremos misturar cultura com politica. Tem gente que só gosta de samba e não gosta de frevo então se tiver boneco de frevo a pessoa que não gosta vai vaiar ? Tem que saber lidar. Não vamos se envolver com política”, disse.
O bonequeiro argumentou que a obra retrata apenas a figura do presidente da República, eleita pela maioria. “Temos a tradição do boneco da Presidência. Tivemos o de Lula, o de Dilma, o de Temer, que também foi polêmico na época, e, mantendo a tradição, temos o do Bolsonaro”, acrescentou Leandro. Segundo ele, após o anúncio do Facebook, muitas pessoas ligaram e foram conferir o trabalho artístico no local.
Feito com recursos próprios ele promete colocar o boneco para desfilar nas ruas, na sexta-feira, no Recife, e na apoteose de Olinda, na segunda de carnaval. O boneco demorou cerca de 10 dias para ser feito. Perfeccionista, Leandro disse que está 90% concluído. “Falta uns ajustes como clarear as costeletas”, destacou. Informações: Op9PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário