19 setembro 2019

PALESTRA: "Depressão na adolescência x Suicídio" com Roossielt Psicólogo clínico

Suicídio e Depressão são doenças muito relacionadas, porém é importante ressaltar que nem todo indivíduo que apresenta sintomas depressivos está propenso a cometer um suicídio.




A depressão é uma das principais causas de incapacidade do mundo, mais de 350 milhões de pessoas sofrem desta doença. Porém, é a intensidade do quadro depressivo que será determinante para definir o risco de suicídio. Dr. Roossielt Psicólogo clínico ministrou a palestra “Depressão na adolescência x Suicídio” para alunos e profissionais da escola municipal Severino Bezerra de Melo em São José de Mipibu. O encontro teve como objetivo falar sobre o suicídio e a depressão, sintomas e as formas de tratamento.

A depressão na adolescência é uma doença multicausal, bastante complexa; e as características presentes no indivíduo possui um transtorno depressivo que podem ser classificadas em sintomas psíquicos, que engloba anedonia, diminuição da capacidade de concentração e sensação de perda de energia; sintomas fisiológicos, incluindo alterações de sono, alterações de apetite e libido; e evidências comportamentais como retraimento social, crises de choro e comportamento suicida.
“Das mudanças de comportamento, as mais perigosas são a desesperança e o sentimento de ser incapaz. Identificando algum destes sintomas, o ideal é que seja realizada uma consulta com um especialista o mais rápido possível”, orienta o Psicólogo Roossielt.

Segundo ele, este transtorno é um dos principais responsáveis pelo índice de suicídios: “Acredita-se que maior parte dos suicídios são decorrentes de transtornos de humor (depressão, transtorno bipolar, transtorno distímico, etc.). Roossielt ressalta ainda que, exceto o motivado por causas ideológicas, o suicídio não é uma escolha, mas sim, sintoma de um transtorno, e sendo transtorno, deve e pode ser tratado.

Dr. Roossielt ainda que o objetivo do tratamento é a eliminação ou diminuição dos sintomas depressivos, redução do risco de recaída e recorrência, melhora do quadro clínico e da qualidade de vida, além da diminuição de morbidade e mortalidade”. 

A palestra também contou com a presença e participação de Cristiane Penha (Assistente social), Fabiana (Educação Física), Luiz Carlos e Lucas, ambos profissionais na área da saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu/RN. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadores de São José de Mipibu se reúnem em mais uma sessão Ordinária

Os parlamentares que compõem o Poder Legislativo do município de São José de Mipibu realizaram na manhã desta terça-feira (26), mais uma Ses...