05 setembro 2019

"Depressão na adolescência x Suicídio" com Roossielt Psicólogo clínico



A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e frustração, algumas vezes sem um motivo evidente. 

Atualmente o numero de jovem com sintomas de depressão cresce a cada dia, Se a depressão não for tratada, pode levar ao suicídio. 

Nesta face da adolescência existem alguns estímulos para o surgimento da depressão, tais como Hormônios a mil, Muitas emoções, Pressão escolar. Perdido em si e traumas, se a depressão não for tratada o mais rápido possível, pode levar ao suicídio, começando com automutilação com intenção de se machucar a si mesmo fisicamente, achando que com isso vai aliviar e retirar seus conflitos e dor. Esses jovens não sabem lidar com as frustrações da vida e deixam de enxergar a luz no fim do túnel mais rápido. 

É importante que os pais tenham mais um pouco de atenção esta fase de seus filhos, observando seus comportamentos tais como: a solidão; silencio; a insônia; isolamento de atividades sociais são alguns sinais de perigo nos jovens. 



“Como a família pode fazer para ajudar o jovem em depressão”: 

Ouça mais e fale menos; 

Incentive a procura ajudar profissional com o psicólogo e psiquiatra; 

Fique sempre perto e previna; 

Não condene; 

Não opine e nem banalize este jovem; 

CUIDEM DE QUEM VOCÊS AMA... 

Roossielt Pinheiro Soares, Psicólogo clínico e Enfermeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

12ª Sessão Ordinária do 1º semestre de 2024 na Câmara Municipal de Mipibu

O Plenário Vereador Luiz Barbosa, localizado no prédio sede do Poder Legislativo do município de São José de Mipibu foi palco da décima segu...