A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e frustração, algumas vezes sem um motivo evidente.
Atualmente o numero de jovem com sintomas de depressão cresce a cada dia, Se a depressão não for tratada, pode levar ao suicídio.
Nesta face da adolescência existem alguns estímulos para o surgimento da depressão, tais como Hormônios a mil, Muitas emoções, Pressão escolar. Perdido em si e traumas, se a depressão não for tratada o mais rápido possível, pode levar ao suicídio, começando com automutilação com intenção de se machucar a si mesmo fisicamente, achando que com isso vai aliviar e retirar seus conflitos e dor. Esses jovens não sabem lidar com as frustrações da vida e deixam de enxergar a luz no fim do túnel mais rápido.
É importante que os pais tenham mais um pouco de atenção esta fase de seus filhos, observando seus comportamentos tais como: a solidão; silencio; a insônia; isolamento de atividades sociais são alguns sinais de perigo nos jovens.
“Como a família pode fazer para ajudar o jovem em depressão”:
Ouça mais e fale menos;
Incentive a procura ajudar profissional com o psicólogo e psiquiatra;
Fique sempre perto e previna;
Não condene;
Não opine e nem banalize este jovem;
CUIDEM DE QUEM VOCÊS AMA...
Roossielt Pinheiro Soares, Psicólogo clínico e Enfermeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário