05 março 2024

Câmara Municipal de SJM faz sessão solene e abre o mês da mulher


O Poder Legislativo mipibuense abriu o mês da mulher com chave de ouro com a Sessão Solene para a implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São José de Mipibu, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher no Rio Grande do Norte. 

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), no Plenário Vereador Luiz Barbosa, prédio sede do Legislativo do município e contou com a participação dos parlamentares desta Casa Legislativa; da deputada estadual, Cristiane Dantas; do prefeito Zé Figueiredo; da professora adjunta da UFRN, Mariana de Siqueira; da Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Susanira Praxedes; demais autoridades; da imprensa e da comunidade local. 

Na oportunidade, a vereadora Carla Simone foi empossada como Procuradora e as vereadoras Verônica Senra e Maria Ducineide Rodrigues foram empossadas como primeira Procuradora-adjunta e segunda Procuradora-adjunta, respectivamente- da Câmara Municipal de São José de Mipibu. “A Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de São José de Mipibu vai ser mais uma porta de entrada para o acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência e, para também, dar apoio às mulheres que queiram entrar na política, que queiram participar, pois é ano de eleição, ano que a gente tem que conscientizar o papel da mulher na política e a importância da participação dela”, destacou a deputada Cristiane Dantas. 

“É com grande satisfação que damos o importante passo em direção à proteção e o apoio às mulheres da nossa comunidade. A implantação da Procuradoria da Mulher em parceria com a Assembleia Legislativa representa o compromisso firme na promoção da igualdade de gênero e ocombate à violência contra as mulheres. Essa iniciativa não apenas fortalece os serviços já oferecidos pela Coordenadoria da Mulher em nosso município, mas também criar um espaço dedicado às mulheres vítimas de violência”, enfatizou o prefeito Zé Figueiredo. 

“Hoje a nossa cidade, mais uma vez se torna pioneira em política pública, desta vez, sendo o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar a Procuradoria da Mulher. Sinto-me muito feliz em estar vereadora e presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, e poder contribuir com a defesa da mulher e mais feliz ainda em ter nessa luta comigo a minha amiga e deputada estadual Cristiane Dantas”, concluiu a vereadora Carla Simone. 

As Procuradorias da Mulher são, primordialmente, órgãos que atuam no combate à violência e à discriminação contra mulheres, qualificando os debates de gênero nos Parlamentos, recebendo e encaminhando denúncias aos órgãos competentes. As principais atribuições são: acolher vítimas e encaminhar as denúncias, fiscalizar os programas governamentais voltados à promoção de igualdade de gênero e a promoção de campanhas educativas na forma de seminários, audiências públicas e outros eventos. 

A iniciativa, já em pleno funcionamento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, entrou em processo de interiorização e São José de Mipibu é o primeiro município do estado a disponibilizar a Procuradoria da Mulher, com serviços voltados, exclusivamente, às mulheres mipibuenses. O público-alvo são mulheres vítimas de violência e discriminação, que necessitem de acolhimento e orientação. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil-RN segue sem realizar diária operacional, mas aceita proposta do Governo

Os policiais civis se reuniram em Assembleia Geral na tarde desta quinta-feira, 25, e deliberaram por uma proposta apresentada pelo Governo ...