01 novembro 2024

Polícia venezuelana faz postagem ameaçadora com a bandeira do Brasil




A publicação também mostra a silhueta de um homem, que aparenta ser o presidente Lula, com o rosto escurecido.

Na legenda da postagem, a organização disse que o país "está destinado a vencer". "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, nem somos colônias de ninguém", escreveu a polícia.

Foi marcado na publicação o ministro do interior da Venezuela, Diosdado Cabello, e o perfil do programa Con El Mazo Dando, apresentado pelo político na TV pública do país. A mesma imagem também foi publicada na conta do programa.

De acordo com o blog da Julia Duailibi, o Itamaraty não deve se posicionar publicamente sobre o ocorrido. O Correio entrou em contato com o ministério em busca de um posicionamento. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.


Crise diplomática:

O clima entre Brasil e Venezuela é de tensão diplomática. O governo venezuelano criticou o Brasil por ter vetado a entrada do país nos Brics, grupo composto por China, Rússia, Índia, entre outros.

Em audiência na Câmara na terça-feira (29/10), o assessor especial do presidente Lula para Assuntos Externos, Celso Amorim, disse que as autoridades venezuelanas estão "acusando injustamente" o Brasil com relação aos Brics. O assessor acrescentou que a decisão do bloco não foi ideológica, pois o Brasil acredita que, para ingressar no grupo, é preciso ter influência e ajudar a representar a região.

"E a Venezuela de hoje não preenche essas condições, na nossa opinião. Isso não foi um veto, foi expresso. As decisões são por consenso", declarou Amorim.

O assessor ainda afirmou que a Venezuela quebrou a confiança do país nas últimas eleições, que reelegeram Maduro.

Na quarta-feira (30/10), o país convocou seu embaixador em Brasília para voltar à Venezuela. Convocar um embaixador é uma espécie de repreensão de um país a outro, na linguagem diplomática internacional.

Em comunicado, o governo Maduro citou nominalmente o assessor da Presidência. "Amorim, comportando-se mais como um mensageiro do imperialismo norte-americano, tem se dedicado, de maneira impertinente, a emitir juízos de valor sobre processos que são responsabilidade exclusiva dos venezuelanos e de suas instituições democráticas. Tais declarações constituem uma agressão constante que mina as relações políticas e diplomáticas entre os Estados, ameaçando os laços que unem os dois países", disse a publicação. *Correios Braziliense

Novas regras do Pix começam a valer nesta sexta-feira 1º; veja o que muda




As novas regras do Pix começam a valer a partir desta sexta-feira (1º). As mudanças, anunciadas pelo Banco Central (BC), envolvem mecanismos de segurança que limitam os valores a serem transferidos por celulares ou computadores não cadastrados, isto é, quando o equipamento nunca realizou uma transição via Pix.

As transações poderão ser de até R$ 200, sendo R$ 1.000 o limite diário de envios pelo sistema. Os limites ficarão ativos até que o usuário confirme, junto ao banco, que o novo celular ou computador pode ser liberado para transações maiores.

“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha”, explicou o BC.

Regras para os bancos:

Para aumentar a segurança, a norma também determina medidas para os bancos, que deverão, a partir de hoje, ter que:

– Utilizar solução de gerenciamento de risco de fraude que contemple as informações de segurança armazenadas no Banco Central e que seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente; e

– Disponibilizar, em canal eletrônico de acesso amplo aos clientes, informações sobre os cuidados que os clientes devem ter para evitar fraudes.

Outra obrigação é que os bancos verifiquem, pelo menos uma vez a cada seis meses, se os clientes possuem marcações de fraude na base de dados do BC. Em caso de transações suspeitas, os bancos poderão adotar ações específicas, como aumentar o tempo para que os clientes iniciem transações e bloquear, cautelarmente, Pix recebidos.


Já em caso de suspeita forte ou comprovação de fraude, as instituições poderão até encerrar o relacionamento com o cliente.

Mudança para 2025:

Outra novidade chegará em junho de 2025: o Pix automático. Na modalidade, o usuário autorizará, pelo próprio celular ou computador, a cobrança automática, que será feita sem a necessidade de senha. O objetivo é facilitar o pagamento de cobranças recorrentes, como contas de luz e água, e faturas de escolas, academias e serviços de streaming. *Via Ponta Negra

Véspera do Dia de Finados, e já tem movimentação em cemitérios de São Jose de Mipibu

Foto: Cláudio Dantas


Começa a movimentação na manhã desta sexta-feira (01) em cemitérios de São Jose de Mipibu devido o feriado de Finados, comemorado neste sábado (02). Familiares e amigos já visitaram túmulos de entes queridos como forma de marcar a data.

A tradição faz parte da vida de muitos neste dia, deixando claro a importância da data que marca para muitos a celebração da vida.

Além do marco espiritual da data, o feriado de Finados também aquece as vendas no comércio do Mipibu. Os vendedores e artesãos que fabrica manualmente todos os anos coroas e cruzes no município, têm a expectativa de mais um ano com boas vendas.

Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro. A data tem como um dos pontos relembrar à memória de pessoas mortas.

Dois assassinatos são registrados em menos de sete horas no interior do RN




A cidade de Mossoró registrou nesta quinta-feira dois homicídios num intervalo de menos de sete horas. O primeiro assassinato ocorreu no horário da tarde em um bar, localizado no loteamento Pousada dos Thermas. Três homens bebiam, quando um deles sacou uma pistola e efetuou onze disparos contra um dos colegas sentado à mesa.

A vítima morreu no local e foi identificada como José Gilson Melquíades, de 40 anos, natural de João Dias, que trabalhava como pedreiro em Mossoró. Segundo testemunhas que estavam no local, o trabalhador foi alvejado porque ao observar que o suspeito estava armado, teria pedido para ele guardar a arma, gerando uma discussão e o crime.

Policiais Militares ainda realizaram diligências pela região, mas o suspeito não foi localizado. Após a perícia no bar, o corpo de José Gilson Melquíades foi recolhido para a sede do ITEP.

O segundo assassinato ocorreu à noite na rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte. Um jovem de 18 anos, identificado como José Carlos Inácio de Lima Filho, estava conversando com uma pessoa, quando foi atingido por vários disparos, morrendo antes da chegada do socorro. Ponta Negra

Polícia venezuelana faz postagem ameaçadora com a bandeira do Brasil

A publicação também mostra a silhueta de um homem, que aparenta ser o presidente Lula, com o rosto escurecido. Na legenda da postagem, a org...