31 maio 2015

Dois morrem e três baleados são socorridos


Israel Farias do Nascimento, de apenas 14 anos, foi executado a tiros por volta das 20h deste domingo (31) na zona norte de Natal. A Polícia Militar informou que a vitima foi alvejada por vários disparos de arma de fogo disparados por dois homens que após o crime fugiram em uma motocicleta com destino ignorado. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Já no bairro das Rocas, na zona leste de Natal, quatro jovens foram baleados por volta das 21h. Informações repassadas pela PM dão conta que criminosos em um carro passou e disparou várias vezes contra os quatro jovens que estavam em via pública. Um jovem identificado apenas como Lucas Eduardo, não resistiu e morreu ainda no local. Outros três foram socorridos pelo SAMU para o hospital Clóvis Sarinho.

Via: 190rn

Eduardo Cunha avisa que redução da maioridade penal será votada até o fim de junho


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou neste domingo, em seu perfil no Twitter, que vai colocar em votação até o fim de junho a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que diminui de 18 para 16 anos a maioridade penal no país. 

O peemedebista disse que a comissão especial da redução da maioridade penal deve concluir os trabalhos até dia 15 de junho e, imediatamente, a proposta será levada a plenário. “Além dessa polêmica, teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar a votação matéria porque um grupo do PT não quer”, disse Cunha, afirmando que a redução da maioridade penal estava parada há mais de 20 anos e “tiramos da gaveta”.

BANDIDOS INVADEM CASA DE PRAIA E ROUBAM ARMA DE POLICIAL CIVIL


Criminosos realizaram um assalto em uma casa de praia na cidade de Nísia Floresta, na madrugada deste domingo (31), e roubaram uma pistola de um policial civil que estava no local. O crime aconteceu no momento em um grupo de amigos, entre eles o Agente da Polícia Civil, estavam na residência jogando dominó.

Policiais da Companhia de Polícia Militar em Nísia Floresta confirmaram a informação ao Portal BO. Ainda de acordo com a polícia, os bandidos sabiam que havia um policial na casa, pois chegaram perguntando onde estava o policial e sua arma.

O policial civil que estava na casa também terá o nome preservado. Além da pistola dele, os assaltantes levaram alguns objetos de outras pessoas que estavam na casa. A Polícia Militar foi acionada logo após o crime e chegou a realizar diligências, no entanto, até o momento, nenhum suspeito foi localizado.


Portal BO

JOVEM É EXECUTADO NA AVENIDA MARANGUAPE NA ZONA NORTE DE NATAL/RN


Um homicídio foi registrado nas primeiras horas da manhã deste domingo (31), na Avenida Maranguape no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

Segundo Informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Sandemberg Souza da Costa, de 18 anos, que sofreu disparos de arma de fogo na região da cabeça e não resistiu morrendo ainda no local antes da chegada do socorro médico.

Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4°BPM) realizam o isolamento do local enquanto aguardam a chegada da perícia.

Via: 190rn.

.Polícia Civil inicia Curso de Formação para candidatos ao cargo de delegado




Nesta segunda-feira (01/06/15), a Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Acadepol) irá dar início às aulas do X Curso de Formação para Delegado de Polícia Civil Substituto. Participaram desta etapa de seleção do concurso, 60 candidatos.

As atividades irão começar às 08hs com uma aula inaugural a serem proferida pelas delegadas Ana Cláudia Saraiva Gomes e Karla Viviane de Souza Rego. A palestra intitulada “Delegado de Polícia como garantidor de Direitos” terá duração de duas horas e acontecerá no Auditório da Escola de Governo, localizado no Centro Administrativo do Estado. 

No período da tarde, a partir das 13hs, os alunos começarão a assistir às aulas na Acadepol. O curso, com duração de quatro meses, tem previsão de término para o dia 30 de setembro.



30 maio 2015

Policias definem ações integradas para o transporte público



O Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), sob o comando do Tenente Coronel Sairo Rogério da Rocha Silva, realizou na manhã desta sexta-feira (29), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, uma reunião estratégica que definiu as ações para melhorar a segurança pública dos profissionais e usuários do transporte público, em toda Região Metropolitana de Natal, definidas a partir de sete pontos relacionados pelo Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), tendo como referência os índices registrados na mancha criminal.

Na reunião foram apresentadas ações integradas entre a Polícia Militar e Polícia Civil, que reforçarão os trabalhos investigativos, ostensivos e preventivos dos batalhões de área, com o emprego das unidades especiais, que também realizarão ações de fiscalização e abordagens a veículos e pessoas suspeitas.

O Delegado Herlânio Pereira enfatizou a necessidade dos registros das ocorrências para um maior controle e identificação dos locais críticos e, consequentemente, a prisão dos envolvidos neste tipo de delito.

“Para que ocorra a prisão é necessário que as vítimas colaborem com a Secretaria de Segurança Pública, realizando o registro das ocorrências, para que as forças policiais tenham informações suficientes a fim de identificar os infratores. A notificação destes casos é de grande importância para a diminuição dos assaltos a ônibus”, disse o delegado.

Segundo o Tenente Coronel Sairo, as ações integradas serão intensificadas e também contemplarão o combate ao tráfico de drogas nos locais com mais frequência de assaltos a transportes públicos em Natal e municípios circunvizinhos.

“Os assaltos a transportes públicos possuem uma íntima relação com o comércio de drogas. Muitos dos valores e objetos roubados nestes locais são utilizados para compra ou troca por entorpecentes”, ressaltou o oficial.

Além do comandante, estiveram presentes na reunião, o Tenente Coronel Marcos Vinícius, subcomandante do CPM, o Delegado Herlânio Pereira Cruz, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR), os Comandantes dos Batalhões de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Regimento de Polícia Montada (RPMOM), Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), Rondas ostensivas com apoio de Motocicletas (ROCAM) e dos 1o, 4o, 5o, 9o, 11o Batalhões de Polícia Militar, que atuam diretamente nas áreas afetadas.

Via: 190rn

Tentativa de assalto frustrada em Felipe Camarão.


Policiais do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) realizaram na manhã desta sexta-feira (29), durante uma ronda de rotina, a prisão de dois homens em atitude suspeita, acusados de tentarem roubar uma moto que se encontrava estacionada na travessa São Francisco, Comunidade de Currais, em Felipe Camarão.

Durante o patrulhamento da PM, naquela localidade, o proprietário do veículo correu em direção dos policiais pedindo socorro, foi quando os suspeitos foram identificados e detidos em flagrante.

Ronaldo de Souza Silva e Mateus Alves da Cunha foi conduzido para a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov-Natal), onde foram autuados por tentativa de assalto.

Via:190rn

Três jovens são assassinados na grande Natal

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), registrou três crimes de homicídio em menos de trinta minutos em Natal e Parnamirim.

De acordo com a Polícia Militar, o primeiro crime aconteceu na Zona Oeste da cidade. Criminosos em um veículo branco se aproximaram da vitima, no km6 da BR 226, e efetuaram três disparos atingindo fatalmente o jovem identificado até o momento apenas com ”Ninho”, morador de Macaíba.

Já o segundo crime aconteceu no bairro Vale Dourado, e segundo populares, vitimou um jovem que cumpria pena no semiaberto identificado apenas como João Batista.


Em Parnamirim, a vitima foi um jovem conhecido como “galego”. Ele foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Etiópia, no bairro Jockey Club por volta das 21h45.

Em todos os casos peritos do ITEP e agentes da Delegacia de Homicídios estão no local dando inicio as investigações.

Via: 190rn

28 maio 2015

Vídeo: 15 minutos com Geraldo, Cabo da PM/RN.


Um dos soldados mais conhecidos pela população Natalense, com mais de 25 anos de Polícia Militar, Geraldo, agora Cabo da PM, concedeu entrevista exclusiva ao portal 190rn e falou o que já viu e passou ao longo dos anos. Apelidos, prisões, ocorrências, emoções, tudo isso em 15 minutos. Clique e assista.



Bandidos tentam roubar caixa eletrônico em Espirito Santo


Uma tentativa de arrombamento a caixa eletrônico foi registrada na madrugada desta quinta-feira (28), na cidade de Espirito Santo, distante 76 km da capital potiguar.

Segundo informações preliminares, pelo menos dois veículos foram utilizados na ação, com cerca de Oito homens fortemente armados.

Eles foram até o local onde estava instalado o caixa eletrônico do BRADESCO e quebraram a porta de vidro no local.

Apesar dos danos, por algum motivo eles não conseguiram abrir o caixa e fugiram antes da chegada da Polícia Militar.

Via: 190rn

Casal suspeito de vários assaltos é preso em Parnamirim

Jovem de 15 anos e homem de 28 foram reconhecidos por vítimas.




Policiais militares da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar prenderam um casal suspeito de vários assaltos em Nova Parnamirim e Parnamirim. O casal estava em um veículo Corsa Classic, de placas NOG-6567, que tinha sido roubado pelo próprio casal de uma senhora que deixava a filha na creche.

Além disso, os policiais encontraram com o casal um revolver calibre 32, bem como aparelhos de som retirados de carros. A jovem detida tem apenas 15 anos. Enquanto o companheiro dela é Joelmir de Souza Gomes, mais conhecido como Veloster, de 28 anos.

Joelmir, ainda de acordo com a polícia, é ex-presidiário. O cabo Martins informou ao Portal BO que o casal foi detido no bairro Jóquei Clube, em Parnamirim. Ao ser levado para a delegacia, pelo menos três vitimas de assaltos esteve na unidade e reconheceram os suspeitos.

Fonte: PortalBo

Interdição de Alcaçuz agrava crise. Em Nova Cruz são 250 presos para 168 vagas!


As dificuldades históricas pelas quais passa o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte pioraram desde as rebeliões do dia 16 de março, quando 16 unidades prisionais foram destruídas. Duas decisões judiciais, somente nesta semana, agudizaram a problemática.


Uma delas impede, com exceções justificadas judicialmente, a absorção de novos presos na maior unidade prisional do estado, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A outra, determinou a retirada das máquinas que faziam a terraplanagem no terreno no qual está programada a construção de uma unidade prisional em Ceará-Mirim com capacidade de abrigar, oficialmente, 603 homens. Se a obra não começar até 30 de junho, o Estado devolverá R$ 14,7 milhões à União, por não ter cumprido o convênio.

O impedimento da entrada de presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, poderá resvalar nas Delegacias Distritais e de Plantão, que poderão ser usadas como locais para custódia de presos, como inúmeras vezes ocorreu num passado não tão distante. “Isso não é competência nossa. Passamos 20 anos custodiando presos e hoje temos uma decisão judicial a nosso favor. Não iremos consentir a custódia de presos em delegacias. A Sejuc que abarque e absorva seus problemas”, adiantou o presidente do Sindicato dos Agentes de Polícia Civil (Sinpol), Paulo César de Macedo. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) informou, porém, que “para onde for possível ser alocado gente, será feito”. Os diretores de Alcaçuz e do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga não foram localizados para comentar a decisão.

Na decisão assinada pelo juiz José Ricardo Dahbar Arbex, da Comarca de Nísia Floresta, ficou vedado o ingresso de novos presos, com sentença transitada em julgado ou provisórios, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Novos detentos só serão absorvidos quando o número máximo de vagas oficial – 620 - criadas conforme decreto estadual nº 23.378/2013, for atingido. Hoje, a unidade abriga quase mil homens. A medida se estende ao Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, cujo número de apenados – 490 - também excede o de vagas oficiais – 402.

Os novos presos deverão ser encaminhados para as unidades não-interditadas judicialmente, conforme relatado pela Sejuc via assessoria de imprensa. Sem exceções, porém, as carceragens potiguares enfrentam o problema da superlotação. Além da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, as Cadeias Públicas de Caraúbas e Nova Cruz, e também o Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz foram interditados via decisão judicial.

“Fomos interditados parcialmente há quase dois meses. Só recebemos presos da nossa Comarca, mas já não temos onde colocar mais gente”, relatou o diretor do CDP de Santa Cruz, José Robson dos Santos Silva. A unidade, com 40 vagas, abriga 103 homens no Regime Fechado; outros 22 no Semiaberto e 12 no Aberto.

A assessoria de imprensa da Sejuc não informou o quantitativo de vagas oficiais e a atual população carcerária das unidades de Natal e Região Metropolitana que, segundo afirmou o promotor de Tutela do Sistema Prisional, Antônio Siqueira Cabral, estão superlotadas. O titular da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), Durval Franco, foi procurado para comentar o caso. Ele, porém, não atendeu ou retornou as tentativas de contato.

Efeito Cascata
“Vai ser um efeito cascata. Na Cadeia Pública de Natal não tem mais vaga. As demais unidades, também não. A Triagem ficará ainda mais lotada, depois os presos ficarão nas delegacias e a situação piorando cada vez mais”, comentou Zemilton Pinheiro da Silva, diretor do CDP Pirangi, onde funciona o Centro de Triagem da Coordenadoria da Administração Penitenciária (Coape), em Natal. Às 13h30 de ontem, numa cela destinada a 40 homens, existiam 68 aguardando a transferência para algum Centro de Detenção Provisória da capital ou interior. “Estamos aguardando uma determinação da Coape para sabermos o que iremos fazer. Já ultrapassamos o limite”, comentou o diretor.

Na tentativa de reverter as decisões judiciais, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorrerá aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura informou que “o Governo, por meio da PGE, está tomando as medidas judiciais cabíveis para regularizar a cessão do uso do terreno que será construída a Cadeia Pública de ceará-Mirim”. O mesmo procedimento será feito em relação à decisão de não -absorção de novos presos em Alcaçuz. O titular da PGE, Francisco Wilkie Rebouças, foi procurado para comentar as medidas judiciais e de que forma o Governo recorreria, mas não atendeu ou retornou as ligações.

NÚMEROS
Lotação atual

CDP de Santa Cruz
40 vagas
103 presos

CDP de Pirangi – Triagem
40 vagas
68 presos (até às 13h30 de ontem)

Cadeia Pública de Caraúbas
96 vagas
180 presos

Cadeia Pública de Nova Cruz
168 vagas
250 presos (aproximadamente)

Penitenciária Estadual de Alcaçuz
620 vagas
1.000 presos

Pavilhão Rogério Coutinho Madruga
402 vagas
490 presos

Entenda a decisão
O que foi determinado pela Justiça

1 - A vedação do ingresso de novos apenados, salvo quando o número de apenados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz estiver abaixo de 620 presos, ou por autorização de um dos juízes designados para a Comarca de Nísia Floresta;

2 - A vedação de ingresso de novos apenados na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, salvo quando o número de apenados da referida unidade estiver abaixo dos 402 apenados, (…);

3 - A vedação de ingresso de presos provisórios em qualquer (sic) das unidades acima citadas;

4 - A fixação de multa de R$ 1.000,00 aos respectivos diretores ou qualquer servidor que fizeram as vezes, bem como ao coordenador da COAPE, por cada apenado ou preso provisório que ingresse sem autorização judicial.

Trechos da Decisão

“Não pode o Poder Judiciário cobrir a ineficiência da gestão pública, no sentido da construção urgente de novos estabelecimentos prisionais, e amontoar apenados em um espaço limitado. O risco gerado para a segurança pública seria muito maior”.

“Permanecer a unidade prisional de Alcaçuz nos moldes em que se encontra é “rasgar” a Constituição brasileira”.

“Há pontos cegos em Alcaçuz, sendo eles espaços que fogem a vigilância. Tais pontos cegos são frutos da ausência de policiais nas guaritas existentes. Não há policial militar em todas as guaritas”.



Fonte: Tribuna do norte

Rebelião termina com mortos, um adolescente decapitado e 14 feridos na Funase de Caruaru, PE

Houve queima de colchões e tudo foi controlado pela PM e Bombeiros. Corregedoria abrirá sindicância para apurar fatos; Polícia Civil investigará.



Dois internos morreram nesta quarta-feira (27) em rebelião que ocorreu em duas alas da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição. A Polícia Militar afirma que foram 14 feridos. Ainda não há conclusões sobre o que teria motivado a confusão, que teve início às 19h.


Ainda segundo a assessoria, houve queima de colchões na principal entrada e tudo foi controlado pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 20h30. Os feridors foram encaminhados para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e os corpos levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do município.

A Corregedoria da Funase abrirá sindicância para apurar os fatos e as responsabilidades, ainda segundo a assessoria de imprensa. Em nota, esta afirma que "os familiares dos adolescentes feridos e dos mortos terão todo o apoio e suporte necessário tanto sobre informações quanto para o funeral". O Instituto de Criminalística deve realizar a perícia e a Polícia Civil investigará o caso.

Devido à última rebelião, a instituição aumentou a frequência das revistas e alguns adolescentes foram transferidos para outras unidades no estado. Nesta ocorrência foram dois internos mortos e um ferido.


Fonte: G1/Jotalimaagora

Garota de 15 anos liderava quadrilha e era chamada de 'Do Terror'

Jovem convenceu uma amiga de 16 anos, grávida, a participar de assalto. Quadrilha foi detida nesta quarta (27) após tentativa de roubo em SP.


Uma quadrilha que atuava roubando residências em Bertioga, no litoral de São Paulo, detida em flagrante nesta quarta-feira (27), era liderada por uma adolescente de 15 anos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, a jovem possui o apelido de "Do Terror". A garota convenceu uma amiga de 16 anos, grávida, a participar do crime desta quarta, quando uma família chegou a ser feita refém.

A adolescente não tinha passagens pela polícia, mas, segundo as autoridades, organizava assaltos há pelo menos um mês na cidade. “O foco dessa quadrilha é roubar objetos que possam ser vendidos rapidamente, como aparelhos eletrônicos, tablets, televisões de tela plana e notebooks, sempre levando o carro das vítimas. Ao mesmo tempo, eles sempre mantinham um segundo automóvel, também roubado, para auxiliar no transporte das mercadorias”, diz o delegado José Aparecido Cardia.

A jovem confessou que assaltou cinco residências, mas a polícia suspeita que ela tenha envolvimento em mais delitos. Até o momento, seis testemunhas de crimes diferentes já reconheceram a menor. “Ela age de maneira agressiva, violenta, impõe terror. Tanto que apuramos que ela tem um apelido pejorativo e é chamada de 'Do Terror'”, conclui o delegado.

Nesta quarta-feira, quatro pessoas participaram da ação. Além da adolescente que liderava o grupo, uma amiga dela, de 16 anos, grávida, também ajudou no crime. Um rapaz, identificado como Estevão Jesus de Almeida, de 29 anos, foi preso e já possuía passagem por tráfico de drogas. O quarto membro da quadrilha conseguiu escapar. O caso foi registrado na Delegacia Sede de Bertioga.


Fonte: Tv Tribuna

Avião carregado de drogas pilotado por amazonenses é abatido na Venezuela


Manaus - Os amazonenses Klender Hideo De Paula Ida, de 24 anos, e Fernando César Silva Da Graca, de 29 anos, morreram após o avião que era pilotado por eles ser abatido pela Força Áerea Venezuelana (FAV), na madrugada do último domingo, conforme informações da imprensa do país.


De acordo com informações dos sites ‘En La Notícia’ e ‘Noticias24’, Klender era o piloto do avião e Fernando estava como acompanhante. Eles transportavam, de acordo com os sites, 616 pacotes de cocaína, que segundo as investigações venezuelanas eram procedentes da Colômbia. O avião, modelo Embraer EMB-820C NAVAJO, de prefixo PT-RCN, foi derrubado no município de Ricaurte, no estado de Cojedes, na Venezuela. A informação também foi publicada no site do Ministério do Poder Popular para Relações Interiores, Justiça e Paz, do governo venezuelano.

Segundo a Força Aérea Venezuelana, em declarações aos sites, o voo saiu de Manaus no sábado e houve a tentativa de esconder o prefixo real do avião para despistar as autoridades do país vizinho.


As autoridades venezuelanas informaram que o avião considerado ‘invasor’ foi detectado no estado de Puerto Ayacucho, região que faz fronteira com a Colômbia e é próxima de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. A Força Aérea, então, afirmou ter colocados aviões tipo caça F-16 para abordar o avião comandado pelos amazonenses. As autoridades dizem aos sites que orientaram o piloto a desistir do voo ilegal e iniciar um procedimento de pouso, mas eles tentaram fugir dos caças, que acabaram abrindo fogo e derrubando o avião




Na queda, relatam os sites, foram encontrados, além da droga, 500 dólares americanos, 1700 pesos colombianos, pouco menos de R$ 3 em moedas, dois telefones via satélite e os pertences pessoais dos pilotos. Segundo os sites, os amazonenses foram encontrados com os corpos já parcialmente carbonizados.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Marcelo Resende, afirmou que, até o momento, não houve nenhum pedido para que a PF investigue o caso. Em consulta ao site da Agência Nacional de Aviação Civil, a reportagem constatou que o avião estava em situação regular e com todos os registros em dia.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, a confirmação foi feita pelo governo venezuelano, no domingo, ao informar a presença dos dois brasileiros na aeronave à embaixada brasileiras situada em Caracas, capital do país. Ainda conforme o Itamaraty, o corpos esperam a manifestação das famílias para serem encaminhados ao Brasil.

O Itamaraty ressaltou, ainda, que o Adido policial brasileiro, localizado na embaixada, irá acompanhar as investigações feitas pela polícia venezuelana.




Fonte: D24AM

OCUPANTE DE CARGO MAJORITÁRIO NÃO PERDE O MANDATO POR TROCA DE LEGENDA, DECIDE O STF



Brasília – Enquanto a Câmara dos Deputados aprecia a reforma política, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acabam de derrubar uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinava a perda do mandato por candidatos eleitos em eleições majoritárias (senadores, governadores e presidente da República), no caso de mudança de partido. Uma das primeiras a serem beneficiadas com a decisão passa a ser a senadora Marta Suplicy (PSB-SP), alvo de uma ação do PT interposta ontem (26) ao TSE, que reivindica a vaga da legenda no Senado e sua consequente cassação.

Na prática, o colegiado do STF acompanhou o voto do relator da matéria, o ministro Luís Roberto Barroso, para quem este ponto de vista é correto no caso de eleições proporcionais (deputado federal, deputado estadual e vereador), mas não em eleições majoritárias.

De acordo com o ministro relator, nas eleições proporcionais, a votação recebida pelo partido político é decisiva para que o candidato obtenha a cadeira. No entanto, segundo ele, nas eleições majoritárias, o destaque é para a figura do candidato e não do partido.

A matéria aprovada é uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), interposta ao STF pelo procurador-geral da República. A PGR destacou, ao propor a ação, que a aplicação da fidelidade partidária para o sistema majoritário “ofende a soberania popular”.

A intenção da PGR, com a matéria, foi discutir junto ao tribunal o alcance do poder regulamentar da Justiça Eleitoral e sua competência para dispor acerca da perda de mandatos eletivos, tendo como ponto central os candidatos eleitos pelo sistema majoritário.

Defendendo o mesmo entendimento da procuradoria, o ministro disse, em sua decisão, que “a perda do mandato em razão de mudança de partido não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário, sob pena de violação da soberania popular e das escolhas feitas pelo eleitor”.


27 maio 2015

Explosivos e veículos são encontrados após tentativa de explosão em banco de Monte Alegre


A Polícia Militar localizou na manhã desta quarta-feira (27) dois veículos abandonados por criminosos que tentaram arrombar caixas eletrônicos de uma agência bancária no município de Monte Alegre, na região Metropolitana de Natal.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) um dos veículos, do tipo Polo, de cor cinza e placa NJK 8218, encontravam-se na estrada de Japecanga, em Macaíba. A PM constatou que a placa é fria e pertence a um carro do tipo Ford KA, sendo a sua placa original NNU 7777, que se apresenta com queixa de furto desde o dia 15 deste mês de maio. 

No interior do automóvel, os policiais localizaram uma mochila com quatro cartuchos de emulsão e grampos utilizados para dificultar a perseguição de viaturas policiais. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para realizar a apreensão do material e, posterior, detonação dos artefatos.

O segundo veículo foi localizado em uma estrada carroçável que liga os municípios de Monte Alegre e Macaíba, em uma localidade conhecida por Lamarão. Nesta área, a PM encontrou um veículo do tipo KIA Sportage, de cor vermelha e placa KES 6380, que foi tomando de assalto, na noite desta segunda-feira (26) em Monte Alegre.

O caso será investigado pela Divisão Especializada de Combate Ao Crime Organizado (Deicor). O Bope está elaborando um relatório técnico sobre o material apreendido para que seja incluído ao processo de investigação. Os policiais de Monte Alegre e de Macaíba continuam em diligências para localizar mais evidências que levem aos criminosos.

Via: 190rn

Polícia Federal deflagra operação em Parelhas


Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) está sendo realizada nesta quarta-feira (27) para desarticular um esquema de extração ilegal da pedra preciosa turmalina Paraíba. Segundo a PF, uma única pedra de turmalina azul pode chegar a valer R$ 3 milhões.

A operação ‘Sete Chaves’ ocorre nas cidades paraibanas de João Pessoa, Monteiro e Salgadinho e também nos municípios de Parelhas e Natal, no Rio Grande do Norte, além de Governador Valadares (MG) e São Paulo (SP). 130 policiais federais do Nordeste estão dando cumprimento simultâneo a 8 mandados de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e 8 de sequestro de bens. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, usurpação de patrimônio da União, organização criminosa, contrabando e evasão de divisas.

Segundo a Polícia Federal, entre os integrantes suspeitos de participarem da organização criminosa estão diversos empresários e um deputado estadual, que utilizavam uma rede de empresas para realizar o suporte das operações bilionárias em negociações com pedras preciosas e lavagem de dinheiro. O nome do deputado ainda não foi divulgado.

Ainda segundo a PF, o esquema criminoso começava com a extração da pedra no distrito de São José da Batalha, em Salgadinho (PB). Em seguida, as pedras eram enviadas à cidade de Parelhas (RN), onde ganhavam certificados de licença de exploração. De lá, a turmalina Paraíba seguia para Governador Valadares (MG), de onde era comercializada para o exterior, em mercados na cidade de Bangkok, na Tailândia, Hong Kong, na China e Houston e Las Vegas, nos Estados Unidos.

A polícia suspeita que um grande volume destas pedras esteja nas mãos de joalheiros e de pessoas no exterior. O nome da operação faz referência aos negociadores no mercado restrito da turmalina azul, que guardavam à ‘sete chaves’ o segredo sobre a existência de uma pedra valorizada e pouco conhecida no mercado.

Os detalhes sobre a operação serão apresentados em uma coletiva de imprensa prevista para acontecer às 10h30 no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba, na Rua Anita Luiza Mello di Lascio, no bairro de Ponta de Campina, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Via: 190rn

Homem é executado a luz do dia em Parnamirim



O centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) registrou um homicídio na manhã desta quarta-feira (27) no bairro Jockey Clube em Parnamirim

Segundo informações da Polícia Militar a vítima identificada até o momento apenas pelo apelido de “Johw” foi abordada por um homem que já chegou atirando contra ele que caiu, sem vida no local do crime.

A Polícia ainda não tem pistas do assassino, mas acredita que a motivação para o homicídio tenha relação com acerto de contas por droga. Segundo populares a vítima era usuária de entorpecentes, mas outras linhas de investigações também serão trabalhadas. As investigações ficarão por conta da 1ª Delegacia da Polícia Civil da cidade.

Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) realizam o isolamento do local enquanto aguardam a chegada dos peritos do ITEP para os procedimentos cabíveis.

Via: 190rn

Mesmo com policiamento reforçado, mais um ônibus é assaltado em Natal

O sistema de transporte público de Natal continua na mira dos criminosos. Na noite desta terça-feira (26), por volta das 20h30, mais um ônibus foi assaltado. O alvo foi a linha 41 (Planalto/Ribeira). Segundo a Polícia Militar, dois ônibus armados com facas tomaram o dinheiro do cobrador quando o veículo passava pela rua Solange Nunes do Nascimento, no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste da cidade. Buscas foram feitas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

O assalto aconteceu poucas horas após o fim de uma reunião envolvendo a Secretaria de Segurança Pública e o Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu, justamente, para se discutir medidas para conter a onda de assaltos a ônibus na capital e região Metropolitana de Natal. De acordo com a assessoria de comunicação da Sesed, durante a reunião foi proposta a formação de um Fórum Permanente e a criação de um banco de dados em conjunto - pois atualmente os dados do governo e do sindicato não batem, o que pode deixar locais descobertos do policiamento ostensivo.

Ainda na terça, após o registro de três crimes ocorridos na noite da segunda-feira (25), o Sintro informou ter contabilizado 202 assaltos a ônibus somente em Natal e outros 44 assaltos nas linhas intermunicipais que circulam na região Metropolitana da capital. Já a Sesed, rebateu a informação e afirmou que quantidade de assaltos ocorridos este ano é bem menor. Para a Secretaria de Segurança, foram 122 assaltos a ônibus em toda a Grande Natal.

Fórum Permanente
Outra medida anunciada como proposta para a redução dos índices de assaltos ao transporte coletivo foi a ativação de um Fórum Permanente composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais, Centro de Inteligência, Sintro e Seturn, que possibilite a manutenção de um diálogo constante entre todos os entes.

A PM relacionou as principais demandas apresentadas pelos sindicatos e anunciou que irá intensificar o patrulhamento nos locais indicados pela categoria. A próxima reunião do Fórum Permanente da segurança dos transportes públicos será realizada no dia 9 de junho, às 15h, na Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), na Escola de Governo do Centro Administrativo do Estado.

Ônibus abordados, passageiros revistados

No fim da tarde e início da noite desta terça-feira, o 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da Zona Sul de Natal, fez mais de 30 abordagens a transportes coletivos. A ação objetivou coibir os assaltos ao transporte de passageiros nas áreas consideradas mais críticas, segundo os dados estatísticos registrados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Segurança. Barreiras foram montadas nos bairros Planalto e Pitimbu, mas nenhum suspeito foi preso ou arma encontrada. A PM informou que outros batalhões também intensificaram as abordagens em outros pontos da cidade.


Fonte: Intertv

Concursos na área de segurança oferecerão mais de 2,3 mil vagas em Pernambuco! Níveis médio e superior

O Estado de Pernambuco vem enfrentando nos últimos anos uma onda de violência e a criação dessas vagas faz parte das medidas prometidas pelo governador, Paulo Câmara


O governo do Estado de Pernambuco confirmou a realização de concursos para a área de Segurança, com oferta de 2.366 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. De acordo com o gerente-geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da Secretaria de Defesa Social, Manoel Caetano, a previsão é de que tudo ocorra no segundo semestre, portanto a partir de julho, com a publicação dos editais para cada corporação: Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica .

Desse total, 1.500 serão para soldado, que exige o nível médio, da Polícia Militar; 316 para a Polícia Científica, distribuídas pelas funções de auxiliar de legista, auxiliar de perito e papiloscopista, todas de nível médio, e médico legista e perito criminal, que requerem o nível superior na área; 500 para agente e 50 para escrivão, ambos com exigência do nível médio, da Polícia Civil. Um dos atrativos do concurso são as remunerações: o soldado ganha cerca de R$ 2.400, dependendo ainda das gratificações; o agente, R$ 4.500; o escrivão, R$ 3.200; o auxiliar de legista, auxiliar de perito e papiloscopista, R$ 3.276,42; e o médico legista e perito criminal, de até R$ 8.497,62.

Ainda, segundo Manoel Caetano, os preparativos estão na fase da definição dos integrantes das comissões e montagem do termo de referência. "As comissões da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica estão sendo montadas para elaboração do termo de referência, com vistas à contratação da instituição que irá realizar o certame. Essa instituição e a comissão do concurso serão responsáveis pela elaboração do edital", salientou.

Últimas seleções de nível médio - O último concurso para soldado da Polícia Militar do estado, de nível médio, foi realizado em 2009. Foram oferecidas 2.100 vagas. A instituição organizadora foi o Upenet/Iaupe. Os candidatos passaram por etapas de provas objetivas, exames médicos, exames de aptidão física e exame psicológico, além do curso de formação. Já para os cargos de auxiliar de legista e auxiliar de perito, também de nível médio, a última seleção aconteceu em 2007, com 61 oportunidades. As etapas consistiram em provas objetivas, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.

Os candidatos aos novos concursos anunciados enfrentarão provas de conhecimentos, testes físicos, médicos e psicológicos, além da investigação social, ao longo do segundo semestre. O curso de formação deverá acontecer no início de 2016. O Estado de Pernambuco vem enfrentando nos últimos anos uma onda de violência e a criação dessas vagas faz parte das medidas prometidas pelo governador, Paulo Câmara, para garantir o bom funcionamento do programa Pacto pela vida, que foi criado para combater os altos índices de criminalidade.

Detalhes:
Banca organizadora: Em definição
Cargo: Diversos
Escolaridade: Níveis médio e superior
Número de vagas: 2 mil
Remuneração: Até R$ 9.049,05
Situação: Anunciado
Previsão p/ publicação do edital: 2º semestre de 2015
Link do último edital: PM-Soldado - Polícia Civil

Bandidos tentam explodir agência bancária em Monte Alegre



Cerca de seis homens fortemente armados tentaram explodir uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quarta-feira (27), localizada no centro da

cidade de Monte Alegre, distante 34 quilômetros de Natal. De acordo com a polícia is suspeitos ainda chegaram a instalar bananas de dinamites em alguns caixas eletrônicos, mas por algum motivo desistiram da ação.

O fato ocorreu por volta das 3h, a quadrilha, segundo testemunhas, chegou em dois carros, dois dos homens entraram na agencia e instalaram os explosivos, chegando a danificar um dos caixas e quebrar a porta de vidro do prédio. Depois de cinco minutos, por alguma razão os suspeitos fugiram rapidamente sem acionar as bananas de dinamite.

O esquadrão anti bomba, do Batalhão de Operações Policiais Especiais foi acionado pelo oficial da polícia militar da região para que os artefatos sejam removidos da agencia com segurança. Policiais locais e de cidades vizinhas fizeram diligências, mas nenhum dos envolvidos foi localizado ou preso.


Fonte: Portal BO

26 maio 2015

Dois corpos são encontrados em São José de Mipibu


Na manhã desta terça-feira 26 a Polícia Militar recebeu as informações de que dois corpos já em avançado estado de decomposição haviam sido visto em uma mata na comunidade de Pau Brasil em São José de Mipibu/RN.


Ivanaldo Clemente Cortez de 25 anos de idade (Desaparecido)
A Polícia Militar se deslocou até o local e confirmou que se se tratava de dois corpos humano do sexo masculino. Uma das vítimas segundo supostos familiares que compareceram ao local seria de um jovem de nome Ivanaldo Clemente Cortez de 25 anos de idade, que estava desaparecido há 13 dias e residia na comunidade do Quebra Fuzil também de São José de Mipibu.

O outro corpo segundo informações de um homem que também se passou por familiar seria de um jovem identificado inicialmente como Aldair, com idade não revelada.

Esse segundo jovem encontrado morto, o homem que se passou por tio do mesmo, informou à Polícia que seu sobrinho vivia envolvido com coisas ilícitas, o que pode ter ligação com a morte do mesmo.

Uma coisa que chamou atenção foi a forma em que os corpos se encontravam. Todo com sacos plásticos na cabeça, e segundo análises do local feito pela Polícia Civil, os corpos foram jogados no local, a famosa "DESOVA".


As investigações ficarão na responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de São José de Mipibu.



Após protestos de cobradores e motoristas, mais dois ônibus são assaltado em Natal



As manifestações que motoristas cobradores e passageiros realizaram na manhã desta segunda-feira, 25, em prol de mais segurança nos transportes públicos, não forma suficientes para diminuir a violência.

Com menos de 24h após os protestos, mais dois ônibus foram assaltado. O primeiro foi na Zona Norte. Passageiros que estavam no ônibus que faz a linha 64 da empresa Guanabara, por volta das 19h40, foram surpreendidos por assaltantes que subiram no viaduto de igapó e desceram após praticar o assalto na Avenida João Medeiros Filho.

Revoltados e com medo da insegurança, o motorista, cobrador e alguns passageiros compareceram na delegacia de plantão da zona norte para fazer o boletim de ocorrência.

Já o segundo, na zona oeste da cidade, na Avenida dois. Motorista e cobrador da linha 102 se encontram nesse momento na Delegacia de Plantão da Zona Sul.

RESPOSTA

Paralelo a isso, vários policiais militares da capital potiguar estão realizando barreiras e abordando vários ônibus em diversos pontos da cidade.


Via:190rn

Jovem morre a tiros no interior do RN



Na noite de segunda-feira, 25, por volta das 19:20h aconteceu mais um crime de homicídio na favela do Belo Horizonte em Assú.

As primeiras informações são que um jovem conhecido como “Ceará”, aparentando 20 a 25 anos foi assassinado com um tiro na cabeça em um beco da favela.

Até o momento não se sabe quem seria o autor deste homicídio. Os policiais comandado pelo Cabo Rodrigues estão no local no isolamento aguardando os peritos do ITEP.

Homem é morto com vários disparos de arma de fogo



Um homem identificado como Eduardo Olegário Leonez Neto, foi morto após ser alvejado por vários disparos de arma de fogo por volta das 20h30 da noite desta segunda-feira, 25, na Zona Norte de Natal.

Testemunhas falaram ao 190rn que o a vitima ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local que fica próximo à travessa.

Neste momento, policiais do 4º batalhão da PMRN estão no local isolando a área até a chegada dos peritos do ITEP e dos agentes da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

A Polícia pede para quem tiver informações sobre quem poderia ter cometido o crime, entrar em contato anonimamente através do disque denuncia pelo número 181.

Via:190rn

Mototaxista foi morto a tiros na cidade de Caicó/RN



A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio na noite desta segunda-feira (25), por volta das 23 horas, no bairro Paulo VI, nas proximidades do Hospital Regional do Seridó.

De acordo com informações, homens possivelmente em uma moto efetuaram vários tiros e mataram a pessoa de Diego Luís Soares Lago, 29 anos, residente na Rua Cândido Dias Gato no bairro Itans na zona leste.

A Polícia Militar esteve no local isolando a área e aguardando a chegada de uma equipe da Delegacia de Plantão e do ITEP que realizaram os procedimentos de praxe e removeram o corpo da vitima. O ITEP de Caicó não tem legista de plantão para fazer a necropsia.

Voa: 190rn

.Você concorda PRESOS TRABALHAR? se for SIM, COMPARTILHE.

Você concorda com atitude do prefeito da cidade do interior de MINAS? Está é a solução para diminuir a reincidência. Em Baependi /MG. Em várias CIDADES do INTERIOR de MINAS funciona assim, PRESO TRABALHA.


25 maio 2015

Delegado de São José de Mipibu parabeniza o Tenente Leão pela ação na Comunidade da Bica.

O Delegado de Policia Civil da cidade de São José de Mipibu expôs elogios ao Policiamento Militar da cidade, em especial ao Comandante da tropa Tenente Isaac Leão, pela ação executada na tarde do último sábado na comunidade da Bica, localizada às margens da BR101 onde resultou em apreensão de drogas, armas e duas pessoas presas.

Foto: Divulgação Polícia Militar de São José de Mipibu/RN

"Parabéns a Polícia Militar na pessoa do Ten. Leão pelo excelente trabalho realizado na comunidade da Bica no sábado passado. Precisamos intensificar cada vez mais o combate à criminalidade em nosso município com ações dessa natureza". Disse o Delegado, parabenizando ao Tenente Isaac Leão.

Corpo de mulher é encontrado em estrada carroçável



O corpo de uma mulher ainda não identificado foi encontrado hoje, 25, pela manhã em uma estrada carroçável na Zona Norte de Natal.

O corpo foi encontrado nas proximidades da comunidade do gramorezinho. Populares não souberam dizer quem ou porque teria matado e deixado o corpo da mulher no local.

Peritos do ITEP e agentes da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil estiveram no local para dar inicio as investigações.

Via: 190rn

Jovem é estuprada ao sair de escola em São José de Mipibu/RN

Imagem: Ilustrativa

Uma jovem de 19 anos de idade foi estuprada ao sair de escola na cidade de São José de Mipibu/RN. A vítima prestou queixa nesta segunda feira na Delegacia de Polícia Civil de São José de Mipibu.

Em seu depoimento, a vítima informou para Polícia que o crime de estupro aconteceu por volta das 22:00h da última sexta-feira (22) quando a mesma estava caminhando em direção á sua residência que fica na comunidade do Bairro Novo que fica a 2 km do centro da cidade.

Ainda de acordo com a Polícia, a vítima teria perdido o transporte escolar e decidido ir caminhando para casa, onde no caminho já às margens da BR101, teria se deparado com um homem armado com uma faca e a obrigou que a mesma acompanhasse e os dois entraram em um sítio abandonado.

No local o suspeito teria obrigado à vítima se despir sempre ameaçando com uma faca. Depois que a garota se despiu, a mesma foi violentada sexualmente por mais de 02:00h.

A polícia informou ainda ao Digital Mipibu, que a vítima não identificou o estuprador, devido o local ser escuro e mesmo está sempre com parte do rosto encoberto com um chapel.


24 maio 2015

7 mortos e 5 ficam feridos em rebelião no presídio de Feira de Santana


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

(José Silas foi decapitado dentro do Conjunto Penal)
Cinco detentos ficaram feridos e sete foram mortos, na tarde deste domingo (24), durante uma briga entre grupos rivais dentro do pavilhão 10 do Conjunto Penal de Feira de Santana. Cerca de 336 presos ocupam as 38 celas do local. No total, o presídio mantém 1.500 homens privados de liberdade e 22 agentes por plantão.

Foram feridos a golpe de faca Dioclécio Aureliano dos Santos, Davi Pires Almeida Fernandes, Anderson Clayton Silva Nascimento, Iago de Jesus dos Santos e Luiz dos Santos Almeida. Ele foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

O detento José Silas foi decapitado. Também foram executados Alison Rodrigues e Haroldo Brito. Os nomes dos outros quatro mortos ainda não foram divulgados pela polícia. O Departamento de Polícia Técnica está no local e realiza os levantamentos cadavéricos.

(Parentes aguardando liberação de reféns em corrente de oração)

Parentes dos detentos, entre eles crianças, que se dirigiram ao presídio para a visita dominical, foram feitos reféns dentro do pavilhão. Os presos exigiram a presença da comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, bem como o presidente da Casa, Ronny, para liberação das famílias. Tanto ele como a vereadora Cintia Machado já estão no Conjunto Penal.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Eduardo Guimarães, o comandante do Comando Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o delegado João Uzzum, entre outras autoridades, também se dirigiram ao presídio para tentar acalmar os ânimos dos presos e negociar a libertação dos reféns. 



As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Velório é interrompido após morta ‘segurar’ na mão de amiga



Na cidade de Pedeineiras – SP, um velório foi interrompido porque os amigos e familiares de uma idosa morta acharam que ela estivesse viva. Eles disseram que a mulher até se mexeu no caixão. O que era para ser um velório comum acabou se transformando em uma confusão. As flores da coroa chegaram a ficar espalhadas pelo chão.

 O corpo de Maria Aparecida da Silva, de 63 anos, foi retirado às pressas e levado com caixão e tudo pelo SAMU. Tudo porque a doméstica Vaní Morais Ferreira sentiu um aperto de mão da amiga falecida. O corpo da idosa foi levado para a santa casa de Pederneiras. 

Os médicos chegaram a fazer uma nova avaliação a pedido da família, mas logo constataram que era realmente um engano e que a mulher já estava morta. 

Fonte:Curiosidade OnLine

Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com motorista

A carroceria de um caminhão se soltou e esmagou a cabine do próprio veículo em Guarapuava, região central do Paraná. O caminhoneiro estava v...