
Manchas de óleo no litoral norte de AlagoasImagem: Ana Leal/Fotográfico/Estadão Conteúdo

Participam da ação de recolhimento do material das praias militares da Marinha, agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), da Petrobras e de Estados e municípios, além de voluntários.


Além da retirada de manchas de óleo na areia, a Marinha tem atuado com embarcações no mar para evitar que o material chegue até a costa.
Hoje, o navio-balizador "Comandante Manhães" recolheu resíduos de óleo na região de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ontem, o navio-patrulha "Guaíba" recolheu óleo nas proximidades da Praia do Paiva, também no litoral pernambucano.
[ x ]
200 praias contaminadas
Balanço de ontem do Ibama aponta que 200 praias já haviam sido contaminadas por manchas de óleo na região. O número de municípios não foi informado, mas até a sexta eram 72 as cidades atingidas.
Segundo a Marinha, não foram avistadas manchas ao sul de Salvador, o que sugere que o óleo vazado encontra seu limite ao sul na capital baiana. Entretanto, não é possível ter certeza, já que se trata de um evento inédito em duração e extensão, além de não se conhecer ainda o local de vazamento dos resíduos. uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário