26 junho 2025

Conselheiros Americanos revogam recomendações para algumas vacinas contra gripe nos EUA

O Dr. Robert Malone estava entre os palestrantes na quarta-feira. Crédito...Megan Varner/Reuters


Um painel consultivo recentemente nomeado pelo Secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. votou na quinta-feira para revogar recomendações de longa data para vacinas contra gripe contendo um ingrediente que o movimento antivacina falsamente associou ao autismo.

A votação sinalizou uma mudança poderosa na maneira como as autoridades federais abordam as vacinas, colocando em ação o profundo ceticismo do Sr. Kennedy sobre sua segurança e desferindo os primeiros golpes em um processo científico que por décadas forneceu vacinas eficazes aos americanos.

O Sr. Kennedy demitiu todos os 17 especialistas do painel há cerca de duas semanas e, em seguida, nomeou oito novos membros, pelo menos metade dos quais expressaram ceticismo em relação a algumas vacinas.

“Viemos a esta reunião sem ideias pré-determinadas e faremos julgamentos como se estivéssemos tratando de nossas próprias famílias”, disseram os painelistas em um comunicado.

Para os críticos, a reunião de dois dias do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização ofereceu os sinais mais claros até agora de que o governo Trump pretende desmantelar o sistema que há muito tempo orienta as decisões clínicas sobre vacinação.

“Como médica e cientista que dedicou toda a sua carreira a vacinas e à prevenção e tratamento de infecções, foi devastador assistir a esta reunião”, disse a Dra. Lakshmi Panagiotakopoulos, especialista em vacinas que pediu demissão dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças no início deste mês.

Dezenas de estudos demonstraram que o ingrediente da vacina, chamado timerosal, é inofensivo . Ele não faz parte da maioria das vacinas infantis desde 2001.

“O risco da gripe é muito maior do que o risco inexistente do timerosal, até onde sabemos”, disse o único dissidente, Dr. Cody Meissner, professor de pediatria na Escola de Medicina Geisel de Dartmouth, amplamente considerado o membro mais qualificado do novo comitê.

Em uma votação separada, o novo painel recomendou vacinas contra a gripe sazonal para todos os americanos com 6 meses de idade ou mais. As vacinas comuns contra a gripe de dose única não contêm timerosal.

O comitê aconselha o CDC sobre a eficácia e a segurança das vacinas e faz recomendações sobre quem deve receber a vacina e quando.

As seguradoras e programas governamentais como o Medicaid são obrigados a cobrir as imunizações recomendadas pelo CDC, e os estados baseiam seus mandatos escolares nas orientações da agência.

Além de certas vacinas contra a gripe, alguns painelistas questionaram na quinta-feira a segurança de outros produtos que já foram aprovados pela Food and Drug Administration e cuidadosamente examinados por especialistas independentes.

Outros pareciam desconhecer informações básicas sobre o programa Vacinas para Crianças, que fornece imunizações gratuitas para cerca de metade de todas as crianças americanas.

“É impressionante o quão pouco os membros votantes parecem saber sobre as doenças e vacinas que estão discutindo”, disse o Dr. Adam Ratner, especialista em doenças infecciosas pediátricas e especialista em políticas de vacinas.

Durante as deliberações sobre uma vacina para o vírus sincicial respiratório, conhecido como VSR, um dos painelistas, Dr. Robert Malone, disse que houve “discussão e consideração muito, muito ativas dentro do comitê, apenas para registro, a respeito deste produto”.

“Isso tem sido muito ativamente debatido internamente”, disse ele.

Especialistas externos interpretaram seus comentários como se os painelistas estivessem discutindo o assunto em particular entre si, algo que eles não têm permissão legal para fazer.

Saiba mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Idoso vive de forma irregular em quadra de Extremoz há mais de cinco anos

Um idoso identificado como José Antônio dos Santos, de 64 anos, vive há mais de cinco anos na quadra Chico do Ouro, no Centro Histórico de E...

Últimas notícias