
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB) desencadeou, nesta terça-feira (11), uma operação contra um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas, no comércio ilegal de armas de fogo e na logística de distribuição desses materiais em vários estados. Entre os locais alvo da ação está Natal, no Rio Grande do Norte.
Foram expedidos 11 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão pela Justiça, cumpridos simultaneamente no Distrito Federal, Rio Grande do Norte e em cidades da Paraíba, como Santa Rita, Campina Grande e Esperança.
A ação é um desdobramento da Operação Sol Nascente, que havia identificado a atuação de infrações já investigadas e condenadas por tráfico. A partir da análise de dados extraídos de celulares e outros dispositivos apreendidos com autorização judicial, novas pessoas ligadas à estrutura do grupo passaram a ser mapeadas, incluindo responsáveis por transporte, distribuição e venda de entorpecentes e armas.
Com as provas reunidas, a Polícia Federal solicita prisões, buscas, bloqueio de bens e autorização para acesso a dados armazenados na nuvem, para evitar destruição de provas e interrupção da atuação do grupo.
A operação é conduzida pela FICCO/PB, formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Segurança Pública da Paraíba e Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba.
As investigações permanecem em andamento para identificar outros envolvidos no esquema de violação.
