26 fevereiro 2021

Covid-19: RN volta a bater recorde de pacientes internados em leitos críticos





Nesta quinta-feira (25) o Rio Grande do Norte voltou a bater o recorde de pacientes internados em leitos críticos com Covid-19 desde o início da pandemia. Ao todo, 416 pessoas estão internadas em tratamento intensivo da doença em leitos públicos e privados no estado.

Na última terça (23) o RN chegou a ter 388 pessoas internadas em leitos críticos. Antes, o maior número havia sido registrado em 28 de junho, quando 363 pessoas sofriam com o agravamento da Covid-19 nos hospitais do Rio Grande do Norte. Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, "Natal e a Região Metropolitana estão com a assistência de saúde colapsada".

O boletim epidemiológico da Sesap aponta que nesta quinta (25) os leitos críticos em hospitais particulares do estado atingiram 100% de ocupação, com 166 pacientes. Na rede pública, a ocupação é de 83,3%, com 250 internados em leitos críticos.

Ao todo, o RN tem 741 pacientes internados em leitos clínicos, UTIs e semi-intensivos. Esse também é o maior número desde o início da pandemia.


UPAS lotadas

Nesta quinta a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou que todas as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) da capital operam acima da capacidade de atendimento. De acordo com a pasta, além de ter 100% de ocupação dos leitos, as unidades contavam com 15 pacientes confirmados por Covid-19 aguardavam uma regulação para leitos de UTI em hospitais nesta quinta.

A situação se repete nos hospitais privados. Uma idosa de 93 anos com insuficiência respiratória e suspeita de Covid-19 passou mais de 6 horas dentro de uma ambulância à espera de um leito para estabilização em um hospital privado de Natal, na manhã desta quinta-feira (25).

A paciente precisou ser intubada dentro da própria ambulância do Samu e a central chegou a mandar mais oxigênio porque o insumo da unidade móvel acabou. A mulher só conseguiu um leito por volta das 11h30.

O Rio Grande do Norte tem 163.515 casos confirmados de Covid-19. A doença vitimou 3.553 pessoas no estado até esta quinta (25). Outros 705 óbitos ainda seguem sob investigação no estado.

Fonte: G1RN

Cidade de Jardim de Angicos-RN perde 90 doses de vacina contra Covid-19 após queda de energia





Com uma população de aproximadamente 2,6 mil pessoas, o município de Jardim de Angicos perdeu 90 doses da vacina CoronaVac contra Covid-19 após uma queda de energia que aconteceu no último fim de semana. As vacinas eram destinadas à segunda dose de profissionais de saúde da linha de frente.

A reportagem é do G1RN e, segundo o portal, a informação foi confirmada pela prefeitura do município da região Central potiguar, que agora busca receber doses extras mantidas pelo estado em uma "reserva técnica".

Segundo o secretário de Saúde, Jociel Andrade, a queda de energia elétrica aconteceu no sábado (20) e danificou a câmara fria da unidade básica de saúde do centro da cidade, onde eram armazenada as doses.

No entanto, o problema só foi constatado na segunda-feira (22), quando os servidores chegaram ao local para trabalhar.

"Nós temos um outro refrigerador como plano B, mas como o problema aconteceu no fim de semana, só foi percebido dois dias depois. Com a queda de energia, a bateria do refrigerados não suportou", afirmou.

Ainda segundo o G1, uma empresa foi acionada para fazer um laudo técnico que constatou o problema no equipamento. Segundo o município, o laudo será enviado para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte para justificar a solicitação de novas doses da reserva técnica.

Segundo o secretário, também haverá mudança logística para evitar que o mesmo problema se repita. "Designamos servidores para irem durante o fim de semana verificar a sala de vacinação", disse.

Isolado em casa após ter testado para a Covid-19, o prefeito do município, Carlos Bezerra (DEM), mais conhecido como Carlinhos, afirmou que as providências já estão sendo tomadas para substituição do equipamento. "Infelizmente, foi um problema técnico. É uma perda, mas vamos garantir a vacinação de todos", disse.

A prefeitura informou que vai receber um refrigerador de um programa da companhia energética do estado, que começou a distribuir equipamentos para conservação de vacinas a municípios potiguares.

O município recebeu mais 180 doses da vacina de Oxford nesta quinta-feira (25) para continuar a vacinação de idosos e dar início também à vacinação de indígenas.

Até o dia 18 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde registrava perda de 10 doses e investigava a situação de outras 61 por variação de temperatura.

25 fevereiro 2021

CPRE flagra dupla com drogas em São José de Mipibu






A Polícia Militar do RN, por meio do CPRE,  realizou por volta das 22h desta quinta feira 25, a apreensão do menor de 15 anos de idade e a detenção de um homem de 26.

Segundo informações dos agentes,  os jovens foram flagrados durante patrulhamento com abordagens na área central de São José de Mipibu, ocasião em que durante busca pessoal foi localizado porções de maconha.

A dupla foi encaminhada à Central de Flagrantes, na capital do Estado, para a adoção das medidas criminais cabíveis.

CPRE apreende menor de 13 anos conduzindo motocicleta em São José de Mipibu





A Polícia Militar do RN, por meio do CPRE, realizou, por volta das 14h, a apreensão da adolescente de iniciais M.J.S

A ação se deu durante fiscalização no distrito do Arenã , zona rural de São José de Mipibu, quando os agentes decidiram proceder com abordagem a uma pessoa que conduzia motocicleta sem o capacete de segurança. Durante processo de identificação constatou-se tratar de uma menor com apenas 13 anos.

Ela, juntamente com o responsável legal, foram encaminhados à Delegacia de polícia civil para a adoção das medidas criminais cabíveis.

São José de Mipibu cria novas medidas para o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19)


Considerando a decisão do Supremo Tribunal Federal que assegurou aos governos estaduais, distrital e municipal, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, competência para a adoção ou manutenção de medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras, dentro de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental


Confira:









Casa de empresários que morreram de covid em intervalo de 20 min é saqueada





O casal de empresários que morreu de covid-19 no interior da Paraíba teve a casa arrombada e saqueada na madrugada da última quarta feira 24, segundo a Polícia Civil da Paraíba. Os corpos do casal foram enterrados ontem no município de Cajazeiras, e causou grande comoção na cidade. O casal deixou duas filhas.

Segundo a delegada Cristiana Roberta, responsável pelas investigações do caso, foram levados equipamentos de som, equipamentos automotivos e televisores.

José Carlos de Abreu Cartaxo, de 36 anos, e Lívia Gonçalves de Abreu, 35, trabalhavam com aluguel de som — ele era conhecido como Carlinhos Paredão. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o irmão de Carlos mostrou a casa revirada e lamentou o furto dos equipamentos. Agora, a família faz apelo para que os responsáveis sejam localizados e presos.

No cartaz distribuído pelas redes sociais, familiares afirmam que tudo o que foi roubado pertence às filhas do casal, e lamentam que, além da dor da perda do casal, ainda tenham que enfrentar a perda material. A polícia pede que a população colabore através de denúncias anônimas e que não adquiram equipamentos semelhantes aos que foram furtados.

O irmão de Carlos, Cristiano Abreu, disse que a família percebeu o furto quando foi à casa dos empresários falecidos. "Hoje fomos na casa deles e nos deparamos com a situação lá, levaram o paredão de som. Além dele ter perdido a vida dele, perdeu o que deixou para as filhas dele. Era o único bem que deixaram para as filhas. Ele trabalhou muito para isso", afirmou. Segundo ele, levaram tudo. "É de cortar o coração", disse.

Abreu relatou também que toda a situação enfrentada pela família é muito dolorosa. Ele disse que a suspeita da família é que o furto foi realizado por pessoas que já conheciam a casa. As câmeras de segurança também foram levadas, segundo o irmão do empresário. "Tem máquina que não é todo mundo que tira não. Foi especialista, gente que sabia o que estava fazendo".

Por fim, ele disse que ficaria muito agradecido se conseguisse recuperar os bens do irmão. "Não é meu, não é do meu pai, é dos filhos dele. Eu agradeço demais", reforçou.

O casal morreu na segunda-feira (22), no Hospital Regional de Cajazeiras, onde estava internado há mais de uma semana. A situação deles se agravou e eles precisaram ser intubados. Na segunda-feira, eles morreram um após o outro com uma diferença de 20 minutos, segundo o hospital.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Paraíba contabiliza até hoje o total de 4.419 mortes por covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.320 novos casos da doença e 53 internações. A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 66%.

Concurso da polícia civil do RN tem provas adiadas por causa da Pandemia



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte suspendeu as provas do concurso que eram previstas para os dias 7 e 14 de março por causa do agravamento da situação da pandemia no Estado. Ao todo, o processo conta com mais de 61 mil candidatos aos cargos de agente, escrivão e delegado.

De acordo com a corporação, após reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22), a Comissão Especial do Concurso Público da Polícia Civil decidiu por unanimidade pelo adiamento das provas, “em face do agravamento dos indicadores da pandemia, conforme dados estatísticos e análise por parte do Comitê de Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública”.

O governo ainda não anunciou novas datas. Em nota, a polícia afirmou que a comissão continuará vigilante e “tão logo a situação da pandemia seja estabilizada no estado”, o processo seletivo terá prosseguimento.

Concurso

O concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte teve um total de 61.042 inscritos, de acordo com dados divulgados neste mês pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – organizadora das provas. A concorrência chega a 512 candidatos por vaga para o cargo de delegado.

O edital do concurso público foi publicado no dia 25 de novembro de 2020 com 301 vagas – todas de nível superior – para agente, escrivão e delegado. São 47 vagas para delegado, 230 para agente de polícia e 24 para escrivão. Os salários oferecidos são de R$ 4.731,90 para agente e escrivão e R$ 16.670,59 para delegados.

O último concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi em 2008, e o anterior, 15 anos antes.

A Fonte

Britânico procurado pela Interpol é preso pela Polícia Federal em Natal



A Polícia Federal prendeu em Natal um homem britânico de 55 anos que era procurado pela Interpol. Ele é acusado de crimes na Europa e considerado foragido desde 2016. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), quando ele procurou a sala da PF no Porto de Natal para pedir autorização de permanência em território brasileiro porque o barco de sua propriedade apresentou problemas mecânicos e estaria temporariamente impedido de seguir viagem.

O britânico era procurado para responder a processo penal na Espanha por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, falsificação de documento público e furto de veículo automotor.

No Porto de Natal, ao conferirem a documentação, os policiais identificaram que contra ele existia uma notificação de Difusão Vermelha. A Interpol Brasil foi acionada e representou pelo mandado de prisão preventiva junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O homem encontra-se custodiado na Superintendência da PF, em Natal, e deve ser transferido nos próximos dias para o Sistema Prisional do RN, à disposição do STF, onde aguardará os trâmites legais do processo de extradição. G1RN

Casal dono de pousadas de luxo é preso por crime cometido há 20 anos na Bahia



O casal de empresários Leandro Silva Troesch e Shirley da Silva Figueredo, donos de pousadas de luxo na Praia dos Garcês, no município de Jaguaripe, no Recôncavo Baiano, foi preso, por um crime cometido há quase 20 anos. 

Eles estavam foragidos desde que foram condenados a 14 e nove anos de reclusão, respectivamente, pela Justiça da Bahia, pelos crimes de roubo e extorsão mediante sequestro de uma mulher em Salvador, em maio de 2001.

Policiais da Delegacia Territorial de Valença prenderam os empresários na casa deles e os levaram para realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), antes de serem transferidos para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, para cumprimento da pena. 

Eles já estão à disposição da Justiça. Segundo a polícia, a confirmação da sentença (transitada em julgado) aconteceu em 2018, mas não foi possível localizar o casal em Salvador até o momento. O casal está junto ha 20 anos, o mesmo tempo que completará do crime cometido por eles e mais três comparsas, que também foram denunciados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O portal EXTRA entrou em contato com o escritório que defende os acusados, mas ainda não conseguiu falar com o advogado defesa dos empresários.

Heineken faz acordo com Coca-Cola para distribuição no Brasil.



A Coca-Cola FEMSA anunciou nesta quarta-feira que a Coca-Cola Company e a Heineken acertaram um acordo para reestruturarem sua rede de distribuição no Brasil.

O acordo vai entrar em vigor em meados deste ano e tem validade até 2026, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.

Em comunicado divulgado no Brasil, as companhias classificaram o acordo como um “novo marco no relacionamento entre as empresas” e que o acerto foi “construído a partir de uma base histórica sólida e realinha os interesses de todas as partes para o futuro”. Money Times

O acordo prevê que as companhias iniciarão uma “suave transição” das marcas Heineken e Amstel para a rede de distribuição do grupo holandês no Brasil.

O sistema Coca-Cola continuará a oferecer Kaiser, Bavaria e Sol, e complementará este portfólio com a marca premium Eisenbahn e outras marcas internacionais.

O sistema Coca-Cola Brasil poderá vender e distribuir outras cervejas e bebidas alcoólicas, “até uma certa proporção do portfólio do grupo Heineken”, assim como o grupo holandês “terá a possibilidade de explorar outras oportunidades no segmento não alcóolico”.

Os termos financeiros do acordo não foram revelados e o acerto está sujeito ao encerramento de todos os processos entre as empresas relativos a acordos de distribuição anteriores, além de aprovações regulatórias.

24 fevereiro 2021

Jovem é assassinada a facadas por homem que conheceu através de jogos de celular

Foto: Reprodução/Redes sociais



A vítima identificada como Ingrid “Sol” era integrante da FBI E-Sports, foi assassinada possivelmente por um homem que ela conheceu no jogo.

O crime, de acordo com as informações da Polícia Civil, ocorreu na tarde da última segunda-feira (22) em Pirituba, na zona norte de São Paulo. A jovem foi morta na casa do homem em que ela estava se encontrando, que foi preso em flagrante após ser convencido pelo irmão a se entregar na delegacia.

Identificado como Guilherme Alves Costa, ele teria revelado o crime no grupo da organização que representa, a GAMERS ELITE, com direito a imagens do ato. Segundo o clube, que se pronunciou, Guilherme enviou um PDF contendo mensagens de ódio contra cristãos e acenando ao terrorismo.

A organização deixou claro que, após ter ciência do ocorrido, procurou as autoridades e que nunca compactuou com qualquer tipo de ato criminoso.

Ainda de acordo com a Policia Civil, foi o irmão do suspeito que encontrou Sol já desmaiada e vítima de várias facadas. A Policia Militar foi acionada para atender a ocorrência e o óbito foi constatado pela equipe de resgate.

As apurações iniciais dos policiais indicam que Guilherme fugiu após ferir a vítima e que a intenção dele era cometer suicídio na sequência, o que não aconteceu após o irmão convencê-lo de se entregar à polícia.

Ao ser questionado sobre o crime cometido no momento em que se entregou, Guilherme garantiu que a sanidade mental estava completamente apta e que assassinou Sol porque quis. Veja o momento, abaixo.


Na delegacia, ele confessou ter matado Sol e explicou que conheceu a jogadora no jogo há pouco mais de um mês. O crime, de acordo com a polícia, foi premeditado, com o suspeito chegando a escrever um livro no qual explicou os objetivos e os motivos que o levaram a assassinar a jogadora da FBI E-Sports. O caso foi registrado como homicídio qualificado.

23 fevereiro 2021

Vacina da Pfizer é a 1ª contra a Covid a obter registro definitivo no Brasil



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A vacina é a primeira contra a doença a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ela ainda não está disponível em solo brasileiro. (Veja íntegra da nota da Anvisa ao final da reportagem).

Veja o resumo da notícia:

A Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina no Brasil. Foi a primeira autorização desse tipo concedida para uma vacina contra a Covid-19 no país. O pedido de registro definitivo da vacina havia sido feito pela Pfizer à Anvisa no dia 5 de fevereiro.
Com o registro, a vacina poderá ser aplicada em todas as pessoas com 16 anos ou mais, e não apenas nos grupos prioritários. A vacina de Oxford e a CoronaVac, por exemplo, só podem ser aplicadas em grupos prioritários, porque tiveram aprovação de uso emergencial e não de registro definitivo.
O registro autoriza a importação da vacina para o Brasil, mas o país não tem doses disponíveis ou acordo de compra.
O Ministério da Saúde disse que as doses propostas pela Pfizer para entrega em dezembro causariam "frustração" aos brasileiros.
O governo também afirmou que não comprou a vacina devido a uma cláusula no contrato prevendo que a Pfizer não se responsabilizaria por efeitos adversos graves do imunizante.
O Congresso avalia incluir trecho em medida provisória que permita a compra e que o Brasil assuma os riscos legais previstos em contrato.
A vacina da Pfizer não será produzida no Brasil, e, sim, comprada de fora, porque não há acordo de transferência de tecnologia com o país.

O Portal G1 questionou o Ministério da Saúde sobre uma previsão de compra da vacina, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia recebido resposta.

As duas vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a de Oxford e a CoronaVac, mas ambas têm autorização de uso emergencial, e não o registro definitivo. Com isso, elas só podem ser aplicadas em grupos prioritários.

As duas vacinas também serão produzidas no Brasil, graças a acordos de transferência de tecnologia entre as fabricantes (AstraZeneca e Sinovac, respectivamente) e instituições brasileiras (Fiocruz e Butantan).

Já as negociações de compra da vacina da Pfizer não incluem transferência de tecnologia – por isso, a vacina não será fabricada em solo brasileiro, e, sim, comprada de fora.

Impasse nas negociações

A vacina da Pfizer foi uma das quatro testadas no Brasil. No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde disse que as doses propostas pela Pfizer causariam "frustração" aos brasileiros.

O governo também afirmou que não comprou a vacina devido a uma cláusula no contrato prevendo que a Pfizer não se responsabilizaria por efeitos adversos graves do imunizante. O Congresso avalia incluir trecho em medida provisória que permita a compra e que o Brasil assuma os riscos legais previstos em contrato.

Vacina da Pfizer reduziu em 75% as infecções pelo coronavírus menos de 1 mês após primeira dose, aponta estudo preliminar.

Na segunda-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se reuniu com representantes dos laboratórios Pfizer e Janssen, do grupo Johnson&Johnson, para viabilizar a compra das vacinas contra Covid-19 produzidas pelas farmacêuticas.

No domingo (21), o Ministério da Saúde havia afirmado, em nota, que esperava até a próxima sexta-feira (26) uma orientação do Palácio do Planalto sobre como solucionar o impasse nas negociações das vacinas. A Johnson também pediu isenção de responsabilidade por eventuais efeitos adversos graves.

Veja íntegra da nota da Anvisa:

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas.

O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro.

Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas.

Esse é o nosso compromisso." Diretor-presidente Antonio Barra Torres

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão. Diretora Meiruze Freitas.

‘Deixe essa burocracia chata. Venha prender o Lula’, disse Dallagnol a procurador



Ao enviar ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira 22 uma nova leva de mensagens trocadas entre procuradores da Lava Jato, a defesa do ex-presidente Lula afirma que a operação tinha uma “obsessão” pelo petista.

Segundo os advogados, a força-tarefa de Curitiba, sob o comando de Deltan Dallagnol, sabia que não havia provas contra Lula e, por isso, buscava “o tempo todo narrativas ‘alternativas’.” Um dos diálogos apresentados ao STF foi mantido em 23 de setembro de 2016, nove dias depois de a Lava Jato denunciar o ex-presidente no caso do triplex do Guarujá (SP).

Disse Dallagnol no grupo dos procuradores no aplicativo Telegram: “Não sei se pararam pra pensar, mas uma hipótese alternativa à de lula ser o comandante seria o esquema continuar por meio dos sucessores de JD.”

Questionado por procuradores sobre sua motivação, Dallagnol respondeu: “Estou querendo é testar hipóteses para fortalecer aprincipal.”


O fato de Dallagnol considerar importante articular uma “hipótese alternativa à de Lula ser o comandante” é visto pela defesa como um indício da fragilidade material da investigação. Isso porque, na famosa apresentação em PowerPoint no dia 14 de setembro de 2016, o procurador-chefe em Curitiba classificou Lula como o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”.

Para reforçar o desejo da Lava Jato de prender o petista, a defesa indicou outra conversa, esta registrada em 15 de julho de 2016, cerca de quatro meses antes da apresentação da denúncia no caso do triplex.

“Deixe essa burocracia chata que não serve pra nada e vem pra cá Vc tb January. Venha prender o Lula”, disse Dallagnol ao procurador Januário Paludo.

Bolsonaro anuncia MP com R$ 450 milhões para regiões em calamidade pública



O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira, 22, uma medida provisória abrindo crédito extraordinário de R$ 450 milhões para atender governos de Estados e prefeituras que decretarem calamidade pública por causa das chuvas. A MP 1030 foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e já entrou em vigor. 

Ao lado do senador Márcio Bittar (MDB-AC) e do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, Bolsonaro afirmou que parte dos recursos vai para o Acre e municípios atingidos por chuvas e pelo transbordamento de rios. No Estado do Norte, pelo menos 150 mil pessoas foram afetadas pelos fortes temporais. Além do mau tempo, a região sofre, ao mesmo tempo, com o avanço da dengue, da Covid-19 e uma crise migratória na fronteira.

“Lembrado pelo senador Bittar, do Acre, dos problemas que o Estado atravessa, como não tínhamos ainda aprovado o Orçamento (de 2021), estamos carentes de recursos para atender o Estado nessa questão de calamidade pública”, disse Bolsonaro, em vídeo publicado pelo ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, em sua conta no Twitter. 

O crédito extraordinário de R$ 450 milhões foi liberado em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional. O presidente também afirmou que fará viagem ao Acre, na próxima quarta-feira, 24. Há previsão de que Bolsonaro sobrevoe áreas nas quais ocorreram alagamentos por causa de rios que transbordaram.

Bittar é relator do Orçamento de 2021 no Congresso e, também, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conhecida como PEC Emergencial. Uma minuta do parecer do senador para a proposição que contempla uma nova rodada do auxílio emergencial a informais e desempregados foi recebida com críticas por colegas por prever a revogação do piso constitucional de gastos em saúde e educação.

Fonte: Jovem Pan

22 fevereiro 2021

Gripe aviária H5N8 em humanos é detecta primeiro caso na Rússia


A Rússia informou, no sábado (20), que seus cientistas detectaram o primeiro caso mundial de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária de pássaros para humanos. Segundo as autoridades do país, o alerta já foi feito à Organização Mundial de Saúde (OMS).

A chefe da vigilância sanitária russa, Anna Popova, disse que cientistas do laboratório Vektor isolaram o material genético da cepa de sete trabalhadores em uma granja no sul da Rússia, onde um surto foi registrado entre as aves em dezembro.
PUBLICIDADE

Segundo Popova, os trabalhadores não sofreram consequências graves para a saúde. Acredita-se que eles tenham contraído o vírus de aves domésticas.

Vale destacar que existem diferentes subtipos de vírus da gripe aviária. Embora a cepa altamente contagiosa H5N8 seja letal para pássaros, nunca havia sido relatado que ela tivesse contaminado humanos.

Popova elogiou “a importante descoberta científica”, dizendo que “o tempo dirá” se o vírus pode sofrer mutações. “A descoberta dessas mutações quando o vírus ainda não adquiriu a capacidade de transmitir de humano para humano dá a todos nós, ao mundo inteiro, tempo para nos prepararmos para possíveis mutações e reagir de maneira adequada e oportuna”, disse.

Horas após o anúncio da Rússia, a Organização Mundial da Saúde confirmou que foi notificada pelo país sobre o caso. “Estamos discutindo com as autoridades nacionais para reunir mais informações e avaliar o impacto desse evento na saúde pública”, afirmou um porta-voz da OMS.

“Se confirmado, esta seria a primeira vez que o H5N8 infecta pessoas”, acrescentou o representante da organização. A OMS enfatizou que os trabalhadores russos eram “assintomáticos” e nenhuma transmissão de pessoa para pessoa havia sido relatada.

As pessoas podem ser infectadas com os vírus da gripe aviária e suína, como os subtipos H5N1 e H7N9, da gripe aviária, e os subtipos da gripe suína, como o H1N1.

O contágio do H5N1 em pessoas, por exemplo, pode causar doenças graves e tem uma taxa de mortalidade de 60%.

Segundo a OMS, as pessoas geralmente se infectam por meio do contato direto com animais ou ambientes contaminados, e não há transmissão sustentada entre humanos.




Máscara, distanciamento social e 'passaporte verde': Israel inicia reabertura pós-pandemia de covid-19



Israel começou a flexibilizar a partir deste domingo (21) o confinamento depois que estudos mostraram que a vacina contra o coronavírus da Pfizer é 95,8% eficaz na prevenção de hospitalizações e morte por covid-19. Lojas, bibliotecas e museus podem abrir suas portas, mas será necessário o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social.

O Ministério da Saúde do país afirma que este é o primeiro passo para voltar à vida normal.

Israel tem a maior taxa de vacinação do mundo. Mais de 49% da população já recebeu pelo menos uma dose. O país havia iniciado seu terceiro confinamento em 27 de dezembro, após o aumento do número de infecções.Sob as novas regras, as pessoas agora podem ir a shoppings e visitar atrações turísticas como zoológicos.

Passaporte verde

Outros tipos de instalações, incluindo academias, hotéis e sinagogas , também podem ser reabertas.

Porém, para frequentá-los é necessário um "passaporte verde" : um atestado que só pode ser obtido após a pessoa ser vacinada. Um pequeno número de pessoas que se recuperou do vírus e, portanto, não é elegível para a vacina, pode ter acesso ao certificado. O passaporte é emitido pelo ministério da saúde e tem validade de seis meses , a partir de uma semana após a segunda dose.

Não são permitidos shows com grande número de pessoas e eventos esportivos foram perdidos com lotação máxima de 75%, sendo o limite máximo de 300 pessoas no ambiente interno e 500 no externo. Apesar da flexibilização das restrições, o aeroporto de Israel ficará fechado por mais duas semanas. No sábado (20), o Ministério da Saúde disse que estudos revelaram que o risco de doenças causadas pelo vírus caiu 95,8% entre as pessoas que receberam as duas doses da vacina Pfizer.

A pasta também informou que a vacina foi 98% eficaz na prevenção de febre ou problemas respiratórios. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esperar que 95% dos israelenses com mais de 50 anos sejam vacinados nas próximas duas semanas. No início da semana passada, o território palestino da Faixa de Gaza, ocupado por Israel, recebeu suas primeiras doses de vacinas depois que Israel aprovou a transferência através de sua fronteira.

Israel começou a enviar vacinas para a Faixa de Gaza. Estima-se que 5 milhões de palestinos aguardem a vacina A remessa inclui 2 mil doses da vacina russa Sputnik V, que será usada em pacientes que receberam transplante de órgão e aqueles com insuficiência renal, disse um oficial israelense à agência de notícias Reuters. Isso ocorre depois que o ministro da Saúde palestino chegou a um acordo com o Ministério da Saúde de Israel para vacinar 100 mil palestinos que trabalham no país.

Estima-se que 5 milhões de palestinos aguardem a vacina.

BBC

19 fevereiro 2021

Deu ruim: CPRE detém homem conduzindo bugre com placas de um Fusca.






Policiais Militares RN, por meio do Tático Operacional Rodoviário (TOR) / 1º DPRE, realizaram por volta das 17h, desta sexta feira 19, a detenção de um homem conduzindo um veículo tipo bugre.

Ele condutor recebeu ordem de parada  durante blitz na RN 063, Porto, Nísia Floresta. O veículo de placa BHG 3198 após ser realizado uma checagem junto ao sistema, constatou-se tratar de um outro automóvel, no caso, um fuscão.

O homem condutor do veículo adulterado, que também não possui Carteira Nacional de Habilitação, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Preso suspeito de ser dono de quase 100kg de maconha apreendida em 2020 em Natal



Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal prenderam, na última quinta-feira (18), July Ranielli Antão da Silva. A prisão aconteceu no bairro Ribeira, no município de Natal, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela 14ª Vara Criminal de Natal.

Segundo investigações, July Ranielli é suspeito de ser o proprietário dos quase 100kg de maconha, apreendidos pela DENARC no dia 13 de agosto de 2020, no bairro do Alecrim, em Natal. Ele já havia sido preso e condenado pelos crimes de tráfico de drogas, corrupção ativa e homicídio.

O suspeito de ser o dono da droga, foi conduzido à delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou do WhatsApp da DENARC, por meio do número: (84) 98135-6050.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

CPRE apreende homem portando maconha em Nísia Floresta

Foto: Divulgação-CPRE


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do CPRE, realizou, realizou por volta das 23h da última quinta-feira 18, a prisão de um homem de 25 anos de idade.

A ação se deu durante um patrulhamento tático com abordagens no bairro Primavera, zona rural de Nísia Floresta, quando os agentes decidiram proceder com abordagem a uma dupla a bordo de motocicleta.

Durante busca pessoal, foi localizado com o infrator aproximadamente 70g (setenta gramas) de maconha.

Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes, na cidade de Natal capital do Estado, para a adoção das medidas criminais cabíveis contra o mesmo, que agora ficará à disposição da justiça

Depois do anúncio de aumento do preço da gasolina, motoristas fazem filas para abastecer carros



Depois que o novo aumento foi anunciado pela Petrobras no preço da gasolina, de 10%, donos de veículos  fizeram filas para tentar abastecer carros e motos a preços menores em Natal e região da grande Natal, na noite desta quinta-feira (18).

Diversos postos já apresentavam preços mais altos antes mesmo do dia. Em um posto localizado em Parnamirim, cobrava R$ 5,69 por litro, podendo chegar a R$ 6 nesta sexta-feira (19), segundo um frentista disse que o valor poderia chegar a 

Já em alguns postos, ainda vendiam gasolina por R$ 4,99 na capital. Alguns desses postos registraram filas durante a noite.

Um cliente informou que costumava gastar cerca de R$ 200 por mês para abastecer o carro na cidade de  Cruzeta, no interior do RN, Porém recentemente, quando mudou para Natal, o gasto com gasolina praticamente duplicou.

A Petrobras comunicou à imprensa, que os reajustes fazem parte do alinhamento de preços com o mercado internacional e com a oscilação do dólar. Os reajustes já acumulam alta de 35%.

Fonte: Inter TV Cabugi

18 fevereiro 2021

São José de Mipibu: Suspeitos de integrarem facção criminosa são presos em operação da Polícia Civil



Uma operação deflagrada pela Polícia Civil prendeu 10 pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. A Operação 1814 ocorreu na última quarta-feira (17) e realizou prisões em Natal, Assu, São José de Mipibu e Parnamirim.

Entre os presos, segundo a polícia, estava um dos fundadores da facção criminosa e uma mulher. Parte do grupo estava dividido em granjas. Nos imóveis, a polícia apreendeu drogas, veículos, munições, carregadores e armas de fogo - três pistolas - além de veículos.

O material encontrado com os suspeitos e veículos apreendidos estavam em duas granjas de luxo na zona rural de São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal. De acordo com a polícia, os suspeitos viviam uma vida de ostentação paga com dinheiro do tráfico de drogas.

"A gente vinha investigando há meses, a facção estadual, até que conseguimos oito mandados pela comarca de Assu. E também nosso principal alvo se encontrava na sua chácara em São José de Mipibu. Localizamos um dos fundadores, foragido há mais de 10 anos do sistema penitenciário", disse o delegado Erick Gomes, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Via G1

IBGE abre concurso com mais de 3 mil vagas no RN para Censo 2021

Foto: Divulgação


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reabriu o aguardado concurso para mais de 200 mil vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2021, com salários de até R$ 2.100. No Rio Grande do Norte, são oferecidas 3.313 vagas. Os editais foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.

São dois processos seletivos e há vagas distribuídas para todos os 167 municípios do estado. Veja a distribuição de vagas e salários:

2.910 vagas para a função de Recenseador: remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos.
151 vagas para a função de Agente Censitário Municipal (ACM): salário de R$ 2.100.
252 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidade de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais. Veja aqui o edital.

Somente em Natal, são mais de 740 vagas para recenseador. Em Mossoró, no Oeste potiguar, 247. Em Parnamirim, na região metropolitana, 227.

Para as funções de agente censitário, é exigido ensino médio completo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de agente censitário municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta naquela cidade. Os demais supervisionam as equipes de recenseadores. A previsão de duração do contrato é de até 5 meses, podendo também ser prorrogado. Veja aqui o edital.

Inscrições

Para as vagas de recenseador, as inscrições começam no dia 23 de fevereiro e vão até 19 de março, pelo site http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.

Para as vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, as inscrições começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março pelo site http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente. A taxa de inscrição é de R$ 39,49.

Menos vagas

O processo seletivo autorizado tem menos vagas previstas que o anterior, que foi cancelado por causa da pandemia. Lançado em março do ano passado, o edital trazia 208.695 vagas no país e a previsão era receber quase 2 milhões de inscrições. Via G1

São José de Mipibu: Inaugurado a reforma do Pronto Socorro Obstétrico

Foto: Divulgação

Como parte das ações de fortalecimento dos hospitais regionais do Estado, o governo do estado do Rio Grande do Norte, inaugurou, a reforma do Pronto Socorro Obstétrico do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu.

O hospital é referência no atendimento obstétrico na região Agreste e atende a população de 27 municípios. O investimento na reforma física e aquisição de equipamentos é de R$ 3,6 milhões, com recursos do empréstimo contratado ao Banco Mundial dentro do programa Governo Cidadão.

Para o pronto socorro obstétrico, foram investidos R$ 1.889.070. A ampliação da porta de urgência e emergência também foi reformada e reequipada com investimento de R$ 1.761.947. Os investimentos permitirão que seja seguido o padrão SUS de atendimento com equidade, integralidade, universalidade e humanização.

O setor de obstetrícia do Hospital Regional de São José de Mipibu passa a atender agora com 16 leitos, dos 58 disponibilizados na unidade. A partir do próximo mês de abril realizará cirurgias eletivas ginecológicas e há previsão de inaugurar cinco UTI's neonatal até o final deste ano. "Além da reforma física e aquisição de equipamentos, vamos contratar mais enfermeiros e técnicos de enfermagem e montar o laboratório de assistência reprodutiva, o que vai dotar a maternidade de atendimento integral até o final deste semestre", anunciou a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira.

O prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo, ressaltou o empenho da administração estadual na execução das melhorias no hospital e lembrou que "há muito tempo a população de São José e região esperava por isso. Agradeço ao Governo e tenho certeza que a partir de agora a população será melhor atendida". Disse José Figueiredo.

PM recupera moto roubada e apreende drogas no Planalto em Natal



Na noite da última quarta-feira (17), A Polícia Militar, através do 9º Batalhão, recuperou uma moto roubada e apreendeu drogas, na casa do condutor, no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal.

Segundo informações, por volta das 18h17, policiais militares realizavam patrulhamento na Rua Maranata, quando abordaram o indivíduo pilotando uma motocicleta. Foi constatado que a numeração do motor estava adulterada, e ao checar o chassi deu em um veículo com queixa de roubo. Já na residência do acusado foi encontrado o seguinte material: 08 trouxinhas de Maconha, 01 balança de precisão, 01 aparelho de telefone celular e a quantia de R$ 265,00 em dinheiro fracionado.

Diante dos fatos, a viatura fez a condução do infrator e do material apreendido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, para adoção das medidas cabíveis.

CPRE captura mais um foragido da justiça na Cidade de Nísia Floresta



Na última quarta-feira, às 16h, agentes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do 3ºGPRE/ 1º DPRE, realizaram a captura de JOSÉ BEZERRA CAVALCANTI FILHO, 69 anos

Durante blitz na RN 063, Praia da Búzios , em Nísia Floresta, os policiais constataram mandado de prisão em seu desfavor expedido pela 13º Vara Criminal da Comarca de Natal, por crime relacionado  a desvio de recursos públicos quando foi secretário de uma prefeitura do interior do RN.

Segundo o comandante da operação policial, o senhor que estava foragido desde o ano de 2019, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Nísia Floresta a fim de ser recambiado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Em São José de Mipibu, CPRE realiza prisão por embriaguez ao volante



Na noite da última quarta-feira de cinzas, por volta das 21h, agentes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram a prisão de uma mulher de 24 anos de idade.

Ela foi flagrada durante patrulhamento na área central de São José de Mipibu, conduzindo a motocicleta de placa QGH **67 sem o capacete de segurança , oportunidade em que ao realizar o teste de alcoolemia foi apontado valor de 0,72 mg/l

A condutora foi encaminhada a Central de Flagrantes, ocasião em que foi autuada com base no artigo 306 do CTB.

Segundo o Capitão Thiago Cesar Fagundes comandante do CPRE local, informou ao Digital Mipibu, que o CPRE comemora a redução de 100% no número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito na região.

17 fevereiro 2021

Reforço de segurança para evitar aglomerações em Pipa deve seguir até domingo



Com o objetivo de evitar que aglomerações se repitam como aconteceu no final de semana na praia da Pipa, no litoral Sul potiguar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) está mais uma vez reforçando o policiamento em Tibau do Sul. De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, o reforço na fiscalização deve seguir até domingo (21).

“As imagens mostrando a grande quantidade de pessoas que estavam na rua principal de Pipa, Baía dos Golfinhos, tiveram repercussão nacional e até internacional. Então estivemos lá em Pipa, em reunião com o prefeito na segunda-feira, para solicitar providências para que pudéssemos minimizar o que estava acontecendo. Com a pandemia, isso passa a ser também uma questão de solidariedade humana. Nós conseguimos, portanto, retirar todas as pessoas daquela avenida tanto segunda quanto terça-feira, e vamos estender até domingo as atividades com apoio da prefeitura de Tibau do Sul”, explicou o comandante da PM em entrevista à TV Tropical.

Na noite da última terça-feira (16), para mais uma vez prestar apoio às ações de fiscalização e medidas publicadas em decreto municipal, policiais civis e militares e bombeiros militares reforçaram a segurança em Tibau do Sul para fiscalizar e garantir o fechamento de bares e restaurantes a partir das 22h, conforme decisão da prefeitura. Após este horário, também ficou proibida a circulação de pessoas por ruas e avenidas.

A iniciativa da prefeitura de Tibau do Sul foi anunciada no final da tarde da segunda-feira (15) pelo prefeito Valdenício Costa, ainda durante reunião com o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo, com o adjunto da pasta, delegado Osmir Monte, além do coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Monteiro Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, e o delegado Inácio Rodrigues, diretor de Polícia Civil do Interior.

Desde a publicação do decreto, servidores da prefeitura, com apoio de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, têm informado aos donos de bares e restaurantes sobre a decisão. Carros de som com mensagens informativas também circulam pela cidade.

As ações realizadas na praia de Pipa para inibir aglomerações estão dentro da força-tarefa da Operação Pacto pela Vida, que tem o intuito de fiscalizar cumprimentos de decretos estaduais e municipais de preservação da vida e combate ao coronavírus.

Fonte: SESED/RN

Idoso é encontrado morto dentro de casa em São José de Mipibu

Foto: Reprodução


Um corpo de um homem de 65 anos de idade foi encontrado na manha desta quarta-feira dentro de uma residência, no centro de São José de Mipibu. A vítima foi identificada como sendo Ivan Noberto de Souza.

Segundo a polícia, vizinhos sentiram um forte odor saindo do interior da residência e acionaram o 190. Com a chegada dos Policiais, foi constatado que havia um cadáver dentro da residência, em avançado estado de decomposição. 

A Polícia fez o isolamento do local para que agentes do Instituto de Perícia realizasse o trabalho de remoção do corpo para necropsia e descobrir as causas da morte.

PM detém homem com arma de fogo em São Gonçalo do Amarante/RN



Por volta das 17h15 da última terça-feira (16), policiais militares da ROCAM, na rua Luiz Ribeiro, bairro Golandim, município de São Gonçalo do Amarante/RN, efetuaram a prisão de um homem, de 32 anos.

Com o infrator foi apreendido um revólver calibre 38, numeração suprimida, com 6 munições intactas, além de 04 aparelhos celulares e R$ 693,00 reais em espécie. O acusado já responde por crime de roubo e utiliza tornozeleira eletrônica de monitoramento.

Vítima reage a assalto e mata bandido em Natal-RN



Um homem suspeito de assaltos morreu a tiros na manhã desta quarta-feira (17) no conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas abordadas por três assaltantes teria reagido e atirado contra eles. Um dos assaltantes foi atingido e outros dois conseguiram fugir. O atirados também deixou o local.

O caso aconteceu no início da manhã próximo ao cruzamento entre as ruas Serra da Jurema e Serra dos Carajás. Segundo o delegado Rysklyft Factory, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os três homens teriam deixado um carro em um matagal próximo e seguido a pé ao cruzamento, onde há um semáforo, para realizar assaltos.

Porém, uma das vítimas abordadas teria atirado contra os bandidos, atingindo um deles. O homem morreu no local antes de qualquer socorro. Os outros dois fugiram a pé e o carro usado por eles foi deixado no matagal. Após atirar contra os assaltantes, a vítima que reagiu também fugiu do local.

O homem que morreu no local foi identificado como Jeferson da Silva Garcia, de 35 anos. Segundo a companheira dele, que está grávida e foi ao local, o homem já havia sido preso por assalto e passou cerca de 7 anos preso. Há menos de um ano, ele estava em progressão de pena, usando tornozeleira eletrônica.

De acordo com a polícia, o suspeito tentou usar papel laminado para tentar esconder o sinal do equipamento que pudesse localizá-lo.

Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e Polícia Civil foram ao local para dar início às perícias e investigações.

Fonte: G1RN

16 fevereiro 2021

Gêmeos são mortos em troca de tiros com policiais militares em Natal





Dois irmãos gêmeos foram mortos na tarde desta terça-feira (16) em um confronto a tiros com policiais militares no conjunto Gramoré, na Zona Norte de Natal. Matheus Lopes Silva e Lucas Lopes Silva tinham 24 anos de idade.

De acordo com a Polícia Militar, os dois irmãos foram, no fim da manhã desta terça-feira, à casa da ex-mulher de Matheus. Com armas em punho, eles ameaçaram a jovem de 20 anos, que é protegida por uma medida protetiva contra o ex-marido por violência doméstica.

Desesperada, ela ligou para o 190 e pediu socorro à polícia. Policiais do 4º Batalhão da PM, que atuam na Zona Norte da capital, se deslocaram até a residência, na rua Itapira. Ao chegarem com a viatura, eles foram recebidos a tiros pelos gêmeos. E revidaram.

Matheus e Lucas foram atingidos, chegaram a ser socorridos, mas morreram no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte. Nenhum policial militar foi atingido.

A PM apreendeu com eles um revólver calibre 38 e uma espingarda de fabricação caseira - as duas tinhas tiros recentes deflagrados. Um dos irmãos, Lucas, usava tornozeleira eletrônica por cumprir pena no regime semiaberto.

O caso foi registrado na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A mulher, vítima das ameaças e de violência doméstica, prestou depoimento e foi liberada em seguida.

G1RN

15 fevereiro 2021

Lotação total em Pipa RN






A Polícia Militar registrou pelo menos 33 ocorrências envolvendo aglomerações no último fim de semana, mesmo após a proibição de festas de carnaval por causa da Covid-19. De acordo com a corporação, foram 16 casos registrados no sábado (13) e 17 no domingo (14). Ninguém foi preso.

Mais aglomerações também foram registradas na praia da Pipa na noite de domingo (14), em Tibau do Sul, no litoral potiguar. Uma multidão já havia sido registrada no sábado (13).

Ainda na manhã desta segunda-feira (15) havia várias pessoas sem máscaras no distrito. Um grupo de foliões amanheceu o dia tocando instrumentos e se divertindo. Na rua principal, os garis tiveram trabalho redobrado para fazer a limpeza.

A Prefeitura de Tibau do Sul disse que está realizando barreiras educativas para orientar os turistas a usarem máscaras e evitarem aglomerações.2 de 2 Pessoas sem máscaras nas ruas de Pipa, em Tibau do Sul, no RN — Foto: Reprodução

Pessoas sem máscaras nas ruas de Pipa, em Tibau do Sul, no RN — Foto: Reprodução

"A gente apela que a população use da empatia, da preocupação com o próximo", disse o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Franco. Somente na região metropolitana de Natal, a taxa de ocupação de leitos chegou a quase 90% na manhã desta segunda-feira (15).

Em Natal, somente entre o sábado (13) e a madrugada de domingo (14), a prefeitura registrou 11 ocorrências. Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo ainda não tinha os dados consolidados do fim de semana completo.

Com a pandemia da Covid-19, os tradicionais eventos de rua de Carnaval foram proibidos, este ano, para evitar as aglomerações e a disseminação do vírus. Governo e prefeituras emitiram decretos proibindo os eventos, porém, as aglomerações não deixaram de acontecer.
Interdições em Natal

Segundo informações da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), os casos registrados em Natal resultaram em apreensões de equipamentos de som, interdição de bloco carnavalesco e notificações de bares.

Para a fiscalização, uma força tarefa entre e a Prefeitura e Governo do Estado foi montada para atuar nas ruas e atender às denúncias da população. Os fiscais da Semurb e de outras secretarias estão atuando junto com o efetivo policial da Guarda Municipal e Polícia Militar, para atender as ocorrências de aglomerações em festas públicas ou em área de privada de acesso público, e também quanto ao uso de paredões de som, proibidos por lei na capital potiguar.

Nas rondas realizadas, foram apreendidos equipamentos de som nos bairros de Brasília Teimosa e Nazaré. Já a maior aglomeração foi registrada no bairro de Santos Reis, em Brasília Teimosa, onde estava ocorrendo um evento com uma grande quantidade de pessoas na Rua da Liberdade.

Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb de plantão, Felipe Oliveira, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu informações de que no local estaria ocorrendo um Carnaval de rua, o que foi constatado.

“Um equipamento de som do tipo paredão, rebocado, porém desligado, foi encontrado nas proximidades e como estava sem a capa acústica, fizemos a apreensão. As equipes de segurança dispersaram a multidão”, conta Oliveira.

O supervisor relata ainda que outra denúncia via 190 foi recebida sobre evento de Carnaval nas ruas da comunidade Paço da Pátria e que as equipes de segurança realizaram a dispersão, mas o responsável não foi identificado.

“Um veículo foi abordado e, em seu interior, havia equipamentos que seriam montados para apresentações musicais. O responsável pelo veículo recebeu auto de Infração com previsão de interdição da atividade”, emendou.
Fiscalização

Além disso, vários estabelecimentos foram fiscalizados para verificar se atendiam a todos os protocolos do decreto de combate ao coronavírus nos bairros da Cidade da Esperança (Zona Leste), Potengi, Redinha, e Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte) e também Lagoa Nova (Zona Sul).

Entre eles, estava um bar no interior de um clube em Lagoa Nova que na sua rotina, já realiza eventos com grupos musicais. O local atendia a todos os protocolos com exceção de algumas mesas que estavam muito próximas. “Solicitamos o reparo da desconformidade e vamos acompanhar a situação”, disse o fiscal.

Já em Cidade da Esperança um bar teve 13 mesas e 50 cadeiras apreendidas por funcionar com os equipamentos na via pública, descumprindo o termo de compromisso já firmado com a Semurb. Também no mesmo bairro, uma lanchonete teve 15 cadeiras e cinco mesas apreendidas pela fiscalização, pelo mesmo motivo.

Já no bairro do Potengi, um estabelecimento que estava prestes a realizar um evento com música ao vivo e cuja banda estava instalada na calçada foi autuado por ausência de licença de uso do espaço público.

Dois bares na comunidade da África foram flagrados realizando eventos com caixas de som amplificadas em alto volume e com indícios de que haveria grupos musicais estavam sendo aguardados.

“Uma grande multidão encontrava-se aglomerada nas mesas e cadeiras dispostas em área pública pelos dois bares. As forças de segurança realizaram a dispersão do público e os dois bares foram autuados”, disse. G1RN

14 fevereiro 2021

CPRE autua 47 condutores por embriaguez ao volante





Durante a tarde de hoje, agentes da Lei Seca do DETRAN/RN, em conjunto com policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), realizaram operação com o intuito de coibir a condução de veículo automotor por pessoas sob efeito de álcool.

A ação foi realizada na RN 063, no bairro do Porto, e em frente ao posto rodoviário, Nísia Floresta, culminando com a autuação de 47 ( quarenta e sete) condutores por se recusarem a realizar o teste de alcoolemia ou o mesmo apontar resultado positivo. Oito automóveis ainda foram removidos ao depósito.

O CPRE comemora a redução de 100% no número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito na região.

Como fica com novo decreto do porte de arma.





DECRETO 10.630: PORTE (9847). Algumas novidades:

-Porte não é mais vinculado a arma e sim a pessoa, agora então tendo o porte a pessoa pode portar qualquer quaisquer de suas armas

-A arma do SIGMA (EB) ou SINARM (PF) pode ser usada para exame de aptidão, antes só podia do SIGMA

-Dono da arma precisa comunicar o roubo ou extravio só após tomar conhecimento, antes era preciso desde a data do fato (?!)

-Porte deixa de ser exceção, foi retirado do texto do decreto a expressão "em caráter excepcional" para a concessão de porte

-Limitação temporal e territorial segue existindo, mas vale lembrar que deve ser a exceção e agora deverá ser devidamente fundamentada pela autoridade policial quando da sua concessão

-Categorias profissionais que tenham porte podem usar em serviço sua arma pessoal de CAC (SIGMA) ou registrada no SINARM. Ex: Polícias, FFAA, GM, PLF/PSF (Câmara e Senado), Auditores RFB, ABIN, Pol. Penal.

-Pode portar até 2 armas simultaneamente

-Detalha as proibições ao porte e punição para o descumprimento

-Expressa o direito ao porte em razão da profissão para polícias, FFAA, GM, ABIN, auditores RFB, BM, PLF/PSF... (art. 24 e 24-A)

-Amplia categorias que podem usar arma em serviço

-Instrutores credenciados, tribunais e MP podem emitir laudo de aptidão técnica e psicológica (tribunais e MP só de seus servidores)

-Tribunais, MP e RFB podem solicitar ao EB aquisição e importação de PCEs (produtos controlados pelo EB) de uso restrito

-EB passa a ter 60 dias úteis para aprovar plano estratégico de armas das polícias, sob pena de aprovação tácita

-Armas apreendidas ou perdidas para autoridades passam a ter como prioridade a transferência para FFAA ou força de segurança pública e não mais a imediata destruição. A lei não dá margem oara que estas armas fossem leiloadas a CACs ou detentores de posse/porte.

Dec. 10.630: PORTE

12 fevereiro 2021

Ajude! Procuradoria Geral do Estado recebe doação para vítimas do Mãe Luíza




Ajude as vítimas da explosão seguida de desabamentos ocorridos no bairro de Mãe Luiza, em Natal/RN. Seja solidária ou solidário! Local de entrega dos donativos: Procuradoria Geral do Estado do RN , Avenida Afonso Pena, 1155, Tirol, Natal, telefone (84) 3232 - 2760.

PM apreende motocicleta roubada e material entorpecente no bairro Lagoa Azul





Na última quinta-feira (11), policiais militares da ROCAM, na avenida Maria de Araújo Cananéia, loteamento Boa Esperança, bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal, apreenderam a motocicleta, tipo Honda/CG, 125cc, cor preta, de placa de Natal, que possuía registro de roubo. Além do veículo, foram apreendidas 15 porções pequenas de substância esverdeada, possivelmente maconha, sacos plásticos, 01 balança de precisão, 01 lâmina, 01 munição de calibre 38, 01 coldre e 01 simulacro de pistola.

EUA prendem suspeito de ameaçar de morte o Presidente Biden



Um homem da Carolina do Norte foi acusado de fazer ameaças de matar o presidente americano Joe Biden, de acordo com uma denúncia criminal federal aberta no tribunal na quinta-feira (11).

David Kyle Reeves, de 27 anos, morador de Gastonia, na Carolina do Norte, foi preso em 5 de fevereiro por "intencionalmente fazer ameaças de tirar a vida e infligir danos corporais ao presidente", segundo documentos judiciais recém-abertos.

Os promotores alegam que, entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, Reeves entrou em contato com a mesa telefônica da Casa Branca várias vezes e fez ameaças contra o presidente Biden e outros.

Em uma ligação, Reeves é acusado de dizer que iria matar todos e "cortar suas cabeças". A queixa também alega que um agente do Serviço Secreto contatou Reeves para discutir as ameaças. O acusado, então, ligou para o agente várias vezes ao longo do dia fazendo ameaças contra o presidente, o próprio agente e outros.

Reeves teria dito ao funcionário do Serviço Secreto "que ele tinha liberdade de expressão e não fez nada de errado".

O acusado compareceu perante um juiz do tribunal federal da Carolina do Norte na quinta-feira e foi condenado a permanecer sob custódia.

"O Sr. Reeves se declarou inocente e recebeu avaliações de saúde mental apropriadas", disse seu advogado, Kevin Tate, advogado sênior de contencioso do escritório da Defensoria Pública Federal para o Distrito Oeste da Carolina do Norte, em um e-mail para a CNN.

Reeves está detido na prisão do condado de Mecklenburg. A acusação de fazer uma ameaça contra o presidente dos Estados Unidos acarreta pena máxima de cinco anos de prisão e multa de US $ 250.000.

CNN-Brasil

Bancos fecham durante o Carnaval e atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, 17, a partir das 12h



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que, apesar de muitos estados e municípios terem revogado o ponto facultativo para o feriado de Carnaval em 2021, o calendário de feriados bancários está mantido. Com isso, não haverá atendimento ao público nas agências na segunda, 15, e na terça-feira, 16. 

O atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, 17, a partir das 12h, horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Segundo a Febraban, a definição partiu de uma resolução do Banco Central. O comunicado informa que, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento será antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento.

A Febraban orienta que os clientes utilizem os canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos durante o feriado. Em caso de contas com vencimento nos dias 15 e 16 de fevereiro, os carnês poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta. 

Os tributos já vêm com as datas ajustadas ao calendário de feriados, explica a federação. Em casos em que os tributos não estiverem ajustados, a Febraban recomenda que os clientes antecipem o pagamento ou, em caso dos títulos com códigos de barras, agende o pagamento. O agendamento pode ser feito nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Jovem Pan

Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga cabine com motorista

A carroceria de um caminhão se soltou e esmagou a cabine do próprio veículo em Guarapuava, região central do Paraná. O caminhoneiro estava v...